Sábado, 27 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Política

Governo diz que renúncia de presidente não inviabiliza acordo

Mato Grosso tem contrato assinado com a estatal boliviana YPFB desde setembro de 2019

12/11/2019 | 10:48

Mídia News

Governo diz que renúncia de presidente não inviabiliza acordo

O secretário César Miranda: "Acredito eu que não temos nenhum tipo de paralisação no fornecimento de gás"

Foto: Reprodução.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico Cesar Miranda afirmou que o contrato do governo boliviano para fornecimento de gás natural para Mato Grosso não deve ser afetado com a renúncia do presidente Evo Morales.

O acordo foi firmado em setembro deste ano, pelo governador Mauro Mendes e dirigentes da estatal boliviana YPFB (Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos), em Santa Cruz de la Sierra.

Com a renúncia de Morales na tarde deste domingo (10), o temor sobre uma possível quebra de acordos firmados internacionalmente vieram à tona.

“Eu acredito que não [haverá quebra de acordo]. Nós temos um contrato firme de fornecimento dentro das normas internacionais e independente de quem é um mandatário de um país os contratos têm que ser cumpridos e obedecidos”, disse o secretário ao MidiaNews. 

Miranda revelou que acompanha com atenção a crise vivenciada na Bolívia e aguarda por novas eleições. Até o momento, não se sabe quando acontecerá o novo pleito e nem se Morales poderá ou não se candidatará novamente. 

Para Mato Grosso, a empresa YPFB envia 1,5 milhão de metros cúbicos do produto ao mês.

“Acredito eu que não temos nenhum tipo de paralisação no fornecimento de gás, até porque a YPFB boliviana não tem contrato só com o Governo de Mato Grosso, MT Gás. Tem contrato com a Petrobras, com governo argentino e outros. Cláusulas internacionais regem esses contratos e eu acredito firmemente que eles serão cumpridos”, afirmou.

Acordo

O contrato, que foi assinado após quase um ano de negociação, permitiu a viabilidade da Companhia Mato-grossense de Gás (MT Gás). Isso porque, até o início do ano ela corria risco de ser extinta.

O acordo foi firmado com a estatal YPFB permitiu que a Usina Termelétrica Governador Mário Covas, em Cuiabá, retome suas atividades. 

Mato Grosso estava sem o fornecimento de gás desde junho de 2018.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet