Sábado, 20 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Cidades

Fiscalização do IBAMA flagra grupo de pescadores no Rio das Mortes em Ribeirão Cascalheira

Na operação foram apreendidas varas com molinetes e carretilhas, além de dois peixes matrinxãs e outros espécies

25/11/2019 | 08:28

Redação Olhar Alerta

Fiscalização do IBAMA flagra grupo de pescadores no Rio das Mortes em Ribeirão Cascalheira

A operação deve continuar até o fim do ano

Foto: Reprodução/Ilustrativa

Quatro homens foram multados por pesca irregular no Rio das Mortes, em Ribeirão Cascalheira (MT). Dois deles são médicos e foram flagrados por pescarem na piracema - período em que a pesca é proibida para a reprodução dos peixes.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreendeu 5 kg de pescado, equipamentos de pesca e uma lancha.

A identidade dos médicos e a profissão dos outros homens infratores não foram divulgadas.

 De acordo com o Ibama, os médicos admitiram aos fiscais que sabiam da proibição da pesca, mas que mesmo assim estavam pescando. Eles estavam em uma lancha ancorada na margem do rio próximo a uma fazenda.

 Na operação foram apreendidas varas com molinetes e carretilhas, além de dois peixes matrinxãs e outros espécies.

A lancha foi apreendida e a destinação dela ficará a critério da Justiça decidir. Ela poderá ser usada em operações policiais.

 O Ibama realizou uma operação de fiscalização que percorreu o Rio das Mortes entre os dias 11 e 20 deste mês.
Na ação, a instituição passou pelas Unidades de Conservação Estaduais e as Terras Indígenas de Areões e Pimentel Barbosa.

 Nos últimos dias da operação, à Polícia Federal acompanhou por terra as equipes do Ibama. À Polícia ajudou na fiscalizar e vistoriar indicativos de furto de madeira, no município de Nova Nazaré, a 800 km da capital.

 O período proibitivo da Piracema segue até fevereiro de 2020, portanto não é permitido pescar e comprar peixes retirados dos rios e em áreas federais.

Além da apreensão, os fiscais identificaram construções ilegais na beira dos rios. Os registros foram feitos por drones e os agentes estiveram no local para multar os infratores, de acordo com o Ibama.

A operação de fiscalização do Ibama deve continuar até o final deste ano. Equipes ainda estão fiscalizando os municípios de Barra do Garças e Araguaiana.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet