Sábado, 22 de fevereiro de 2020
informe o texto

Notícias | Educação

Alunos de Vila Rica apostam em atividades culturais para explicar diversidade cultural

A idéia de mostrar a diversidade existente na região e principalmente no país, partiu dos próprios alunos que providenciaram os trabalhos

03/12/2019 | 08:04

Redação Olhar Alerta

Alunos de Vila Rica apostam em atividades culturais para explicar diversidade cultural

Entre os estudantes, o resultado foi o melhor possível e todos saíram animados do evento

Foto: Asscom

Alunos do ensino médio da Escola Estadual Vila Rica, localizado no município do mesmo nome (a 1.259 quilômetros a nordeste da Capital) vivenciaram o protagonismo juvenil na perspectiva da ética e respeito em prol da diversidade cultural. O evento de encerramento com diversas atrações ocorreu no Sindicato dos Trabalhadores Municipais da cidade.

Para a realização dos trabalhos, a ação pedagógica oportunizou reviver as ações desenvolvidas nos projetos pedagógicos: sarau literário, feira do conhecimento. O destaque ficou por conta Projeto Matemática: a arte dos polígonos, orientado pela professora Fabiane Rizzardo Laikovski, que demonstrou que é possível trabalhar a disciplina de forma lúdica e prazerosa.

Segundo a diretora Eleandra Negri, a idéia de mostrar a diversidade existente na região e principalmente no país, partiu dos próprios alunos que providenciaram os trabalhos. “A iniciativa dos alunos  reforçou a importância desses momentos de interação e aprendizado mútuo”, assinala.

Os coordenadores pedagógicos Raquel Pereira do Nascimento e José Adelson de Aragão explicaram que o objetivo do seminário foi alcançado, uma vez que os alunos tomaram a frente com as discussões, e as atrações. A reflexão acerca da importância da valorização e do respeito às diferenças no âmbito da escola é o ponto crucial para a construção de uma cidadania equalizadora”, explica Raquel.

José Adelson acrescenta que foram trabalhadas ações pedagógicas integradoras que reafirmam o compromisso com uma educação de qualidade, que visa ao aluno ser protagonista do processo de ensino aprendizagem.

“Ao mesmo tempo, compreenderam que são o centro da aprendizagem. Somos coadjuvantes enquanto profissionais da educação em estimular e orientar o ensino visando o fortalecimento da escola como espaço de aprendizado mútuo”, ressalta a professora integradora Vânia Horner de Almeida.

Entre os estudantes, o resultado foi o melhor possível e todos saíram animados do evento. No entendimento da aluna Taila Laine Silva Moreira, o seminário estimulou o jovem a se tornar um aluno melhor, já visando sua vida profissional.

“O evento deu a oportunidade de mostrar suas ideias, e debater sobre temas muito importantes que na maioria das vezes são deixados de lado. Como uma aluna, posso falar com toda certeza que o seminário foi um dos grandes passos, para tornar o aluno um jovem Protagonista, pois é participando dos seminários, que temos a oportunidade de mostrar nossas opiniões, e mostrar que podemos sim fazer a diferença”, assegura.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet