Sexta-feira, 26 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Economia

Presidente do Banco Central monta plano para melhorar a tecnologia do Coaf

A mudança foi oficializada por meio da publicação nesta quarta no "Diário Oficial da União" (DOU)

08/01/2020 | 10:12

G1

Presidente do Banco Central monta plano para melhorar a tecnologia do Coaf

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto

Foto: Reprodução

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, montou um plano para melhorar a tecnologia do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf). Nesta quarta-feira (8) o órgão de controle passou a fazer parte do BC.

A mudança foi oficializada por meio da publicação nesta quarta no "Diário Oficial da União" (DOU) da sanção pelo presidente Jair Bolsonaro da lei que estabelece a saída do Coaf do Ministério da Economia.

O Coaf é uma unidade de inteligência financeira do governo federal que atua principalmente na prevenção e no combate à lavagem de dinheiro.

Na avaliação de Campos Neto, a transferência resolve um impasse e afasta o órgão de influência política, já que estará sob o guarda-chuva do BC, “puramente técnico” e “mais apartado de influência política”.

Campos Neto defende que a parte de tecnologia do Coaf precisa melhorar, já que se trata de um Banco de Dados, e diz ter um plano para isso.

“O Coaf é um banco de dados, não investiga ninguém. Recebe dados, organiza e produz relatórios. Como banco de dado, precisa melhorar a tecnologia – e tem um plano para isso”, disse o presidente do BC em entrevista à GloboNews.

'Jogo político'

Em agosto, quando decidiu transferir o Coaf para o Banco Central, Bolsonaro justificou dizendo que a intenção era tirar o órgão do "jogo político".

Nos primeiros meses do mandato de Bolsonaro, no início do 2019, o Ministério Público do Rio de Janeiro deflagrou uma investigação com bases em dados do Coaf que apontavam movimentações financeiras atípicas de Fabrício Queiroz.

Queiroz era motorista de Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro quando o senador era deputado estadual. Flávio é filho do presidente Jair Bolsonaro.

Conforme o órgão, Queiroz movimentou de maneira atípica R$ 1,2 milhão entre 2016 e 2017.

Depois, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, suspendeu investigações baseadas em dados compartilhados pelo Coaf sem autorização judicial. A decisão foi tomada atendendo a um pedido dos advogados do senador.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet