Sexta-feira, 26 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Política

Moro diz que governo trabalha para impedir volta ao Brasil de fugitivos

Na madrugada deste domingo (19), 75 presos usaram um túnel para fugir de penitenciária em Pedro Juan Caballero

20/01/2020 | 08:59

G1

Moro diz que governo trabalha para impedir volta ao Brasil de fugitivos

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro

Foto: Isaac Amorim/MJSP

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, afirmou neste domingo (19) que o governo federal está trabalhando junto com os estados para impedir a entrada no Brasil de integrantes de uma facção criminosa brasileira que fugiram de um presídio no Paraguai, onde cumpriam pena.

Moro ofereceu ainda ajuda ao governo paraguaio para recapturar os criminosos. O ministro se pronunciou sobre o episódio por meio de uma rede social.

De acordo com o governo paraguaio, na madrugada deste domingo 75 presos usaram um túnel para fugir da Penitenciária Regional de Pedro Juan Caballero, no Paraguai, que fica na fronteira com a cidade brasileira de Ponta Porã (MS).

A ministra da Justiça do Paraguai, Cecilia Perez, informou disse que os fugitivos são integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC).

Uma lista de foragidos brasileiros e paraguaios foi divulgada pelo Ministério da Justiça. Entre eles estão o brasileiro Timóteo Ferreira, apontado como líder da facção dentro do presídio, e seis supostos integrantes do grupo de matadores de aluguel ligados ao tráfico "Minotauro". Eles atuam na fronteira e na semana passada buscavam deixar a prisão com uma ordem judicial.

"Estamos trabalhando junto com as forças estaduais para impedir a reentrada no Brasil dos criminosos que fugiram de prisão no Paraguai. Se voltarem ao Brasil, ganham passagem só de ida para o presídio federal", disse Moro em uma rede social.

"Estamos à disposição também para ajudar o Paraguai na recaptura desses criminosos. O Paraguai tem sido um grande parceiro na luta contra o crime", completou o ministro.

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) de Mato Grosso do Sul informou que está em contato com as autoridades paraguaias. O policiamento em Ponta Porã e Dourados, maior cidade da região e possível destino de fugitivos, foi reforçado com equipes da Polícia Militar e da Polícia Civil.

Investigação

O Ministério Público informou que vídeos das câmeras de segurança do presídio mostram uma movimentação intensa desde as 4h deste domingo. Para a promotora, é impressionante que os guardas não tenham agido diante das imagens que tinham à disposição.

Cinquenta dos detidos estavam em um piso superior e 25 no inferior, onde o túnel foi cavado. Para ter acesso ao piso inferior, os detentos devem passar por um portão, que deve permanecer trancado.

O que chamou a atenção dos promotores foi que esse portão estava trancado no momento em que Ministério Público foi visitar o local após a fuga.

As autoridades paraguaias investigam se houve uma rede de corrupção que facilitou a fuga. A ordem de captura dos foragidos deve ser emitida em algumas horas. Até a última atualização dessa matéria, nenhum deles havia sido recapturado.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet