Quinta-feira, 18 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Mato Grosso

Exame confirma 1º caso em MT; hospital aguarda a contraprova

Ainda falta a realização do exame de contraprova; hospital vai se pronunciar ainda nesta tarde

17/03/2020 | 10:04

Mídia News

Exame confirma 1º caso em MT; hospital aguarda a contraprova

Paciente está internado no Hospital Santa Rosa

Foto: Reprodução

O primeiro caso de Covid-19, conhecido coronavírus, em Mato Grosso foi registrado nesta segunda-feira (16), em Cuiabá. O paciente está internado no Hospital Santa Rosa.

Segundo informações obtidas pela reportagem junto à direção do hospital, o primeiro exame foi positivo para o coronavírus.

Um exame para contraprova será realizado ainda na tarde desta segunda-feira, conforme a fonte do hospital.

Com a confirmação, Mato Grosso possui, agora, 13 casos suspeitos monitorados pela Secretaria de Estado de Saúde e este que aguarda a contraprova.

As informações sobre a idade do paciente eram divergentes até 15h40 desta segunda.

A assessoria de imprensa do hospital afirmou que vai se posicionar ainda na tarde de hoje.

Recomendações

O Ministério da Saúde emitiu recomendações aos estados para reforçar a prevenção individual com a etiqueta respiratória (como cobrir a boca com o antebraço ou lenço descartável ao tossir e espirrar).

Segundo o MS, é recomendado o isolamento domiciliar ou hospitalar de pessoas com sintomas da doença por até 14 dias, além da recomendação para que pacientes com casos leves procurem os postos de saúde. 

As unidades de saúde, públicas e privadas, deverão iniciar, a partir da próxima semana, a triagem rápida para reduzir o tempo de espera no atendimento e consequentemente a possibilidade de transmissão.

Os vírus respiratórios se espalham pelo contato, por isso a importância da prática da higiene frequente, a desinfecção de objetos e superfícies tocados com frequência, como celulares, brinquedos, maçanetas, corrimão, são indispensáveis para a proteção contra o vírus. 

Até mesmo a forma de cumprimentar o outro deve mudar, evitando abraços, apertos de mãos e beijos no rosto. Essas são as maneiras mais importantes pelas quais as pessoas podem proteger a si e sua família de doenças respiratórias, incluindo o coronavírus.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet