Quarta-feira, 24 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Política

TSE suspende eleição suplementar ao Senado em Mato Grosso

A decisão foi tomada nesta terça-feira (17) pela ministra Rosa Weber, presidente do TSE

18/03/2020 | 09:45

Mídia News

TSE suspende eleição suplementar ao Senado em Mato Grosso

A ministra Rosa Weber, presidente do TSE

Foto: Reprodução

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu a eleição suplementar ao Senado em Mato Grosso, marcada para ocorrer no dia 26 de abril.

A decisão foi tomada nesta terça-feira (17) pela ministra Rosa Weber, presidente do TSE.

"Determino a suspensão da realização da eleição para um cargo de Senador e respectivos suplentes no Estado de Mato Grosso - programada [...] para ocorrer em 26 de abril de 2020 - até nova deliberação sobre a matéria”, determinou a ministra.

No despacho, Rosa Weber não estabelece nova data para pleito. No entanto, não descarta que a eleição suplementar possa ocorrer junto ao pleito municipal, marcada para ser em outubro deste ano.

"Será designada nova data, com maior brevidade possível, atendidas as necessidades inerentes à preparação daquela eleição, sem descartar a possibilidade de ser ela realizada simultaneamente às eleições municipais de 2020", disse em despacho. 

Decisão

Weber atendeu a uma solicitação do presidente do TRE-MT, desembargador Gilberto Giraldelli, para reanalisar um pedido administrativo feito pelo governador Mauro Mendes (DEM) para que fosse adiada a eleição suplementar.

Nele, Mendes alerta sobre a situação dos riscos à Saúde Pública por conta da expansão do coronavírus no Estado e a necessidade de evitar aglomerações e compartilhamento de objetos.

No despacho, a ministra acolheu o argumento e destacou que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendou que sejam adotadas providências pelas instituições públicas.

"O superveniente agravamento da capacidade de o Novo Coronavírus (Covid-19) infectar grande parte da população de forma simultânea, mesmo em locais que não tenham grande parte da população de forma simultânea, mesmo em locais que não tenham sido identificados como de transmissão interna, e a recente classificação da patologia como pandemia pela OMS", disse Weber.

Eleição suplementar

Conforme o calendário eleitoral já estabelecido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) o período para convenções partidárias foi encerrada na última quinta-feira (12).

Findado o prazo de convenção, o Estado contabiliza 12 candidatos à cobiçada vaga. Destes, apenas três participaram do pleito passado quando foram eleitos Selma Arruda (Podemos) e Jaime Campos (DEM). São eles: Nilson Leitão (PSDB), Procurador Mauro (PSOL) e Carlos Fávaro (PSD).

Ainda são pretensos a vaga o ex-governador Júlio Campos (DEM), Otaviano Pivetta (PDT), Tenente-Coronel Rúbia Fernanda (Patriota), Gisela Simona (PROS), Valdir Barranco (PT), José Medeiros (Podemos), Elizeu Nascimento (DC), Reinaldo Morais (PSC) e Feliciano Azuaga (Novo).

Ainda não se sabe quando será divulgado um novo calendário eleitoral.

Confira despacho na íntegra:

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet