Terça-feira, 23 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Mato Grosso

Conselho Regional de Química e IFMT iniciam produção de álcool gel

Produtos serão doados nesta sexta-feira (27)

27/03/2020 | 10:32

Mídia News

Conselho Regional de Química e IFMT iniciam produção de álcool gel

A a produção do primeiro lote de álcool gel será no IFMT/Campus Bela Vista

Foto: Reprodução

Em uma ação para ampliar a produção de álcool gel e garantir que mais pessoas tenham acesso ao produto, o Conselho Regional de Química da 16ª Região (CRQ XVI), do Mato Grosso, estabeleceu cooperação com a prefeitura de Cuiabá, o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT/Campus Bela Vista) e empresas para se engajarem na fabricação.

Nesta sexta-feira (27) começa a produção do primeiro lote de álcool gel no IFMT/Campus Bela Vista. Ainda nesta quinta, equipes da prefeitura receberão o produto para distribui-lo para entidades filantrópicas.

A ação é uma iniciativa da campanha Química Solidária organizada pelo Sistema CFQ/CRQs com objetivo de mobilizar instituições de ensino, associações, entes públicos, empresas e profissionais na produção de álcool gel, além de disseminar ações de orientação e esclarecimentos para a população. Apontado como produto fundamental para frear a propagação do novo coronavírus, o álcool gel começa a ficar escasso no mercado (ou disponível apenas por um preço inacessível à grande parcela da população).

Objetivo é produzir mil litros

A presidente do CRQ XVI, Suzana Aparecida da Silva, afirma que, além do álcool gel 70% INPM, será produzido também o álcool antisséptico – usado para a higienização de superfícies e esterilização de pequenos utensílios. Inicialmente, a produção ficará concentrada nas instalações do IFMT e usará como matéria-prima uma doação de 1.825 litros de álcool (etanol) obtidos a partir do milho.

A prefeitura de Cuiabá apoiará a ação na distribuição e no engajamento do setor empresarial. A ideia é levar o produto a famílias carentes, imigrantes, hospitais e moradores em situação de vulnerabilidade social. A primeira leva, calcula a prefeitura, será de mil litros – mas a mobilização e as ofertas de doação de matéria-prima indicam que novas remessas serão preparadas em breve por professores e alunos de Química do IFMT.

A presidente Suzana, que também é professora do instituto, assinala que a iniciativa deve se expandir para outras estruturas universitárias no Mato Grosso.

Campi em Alta Floresta e Rondonópolis participarão

"Estamos orientando outros dois campi do Instituto Federal que se preparam para produzir álcool gel nas cidades de Alta Floresta e Rondonópolis. São dois campi que pediram orientação, nós vamos ajudando no que for possível. Se precisarem de doação, a gente viabiliza a matéria-prima também, temos essa expectativa", afirma Suzana.

A campanha Química Solidária envolve CRQs do país inteiro nessa integração para combater o novo coronavírus. Já há ações em estados como Paraíba e Rio de Janeiro, além do Mato Grosso. Acompanhe todas as informações relativas à campanha nos canais oficiais do Conselho Federal de Química (CFQ) nas redes sociais ou com a hashtag #QuímicaSolidária.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet