Terça-feira, 16 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Cidades

Vila Rica, Bom Jesus do Araguaia e Canarana devem receber médicos durante pandemia do Covid-19

Vagas são para 28 municípios do interior do estado. A previsão de contratação é abril

28/03/2020 | 08:49 - Atualizada em 28/03/2020 | 09:00

Redação Olhar Alerta

Vila Rica, Bom Jesus do Araguaia e Canarana devem receber médicos durante pandemia do Covid-19

Os profissionais são do programa Mais Médicos

Foto: Reprodução

Mato Grosso deve receber 56 médicos do programa Mais Médicos, do governo federal. Segundo o Ministério da Saúde, no estado foram disponibilizadas vagas para 28 municípios. A previsão de contratação é em abril.

As vagas são para Alta Floresta, Araputanga, Barão de Melgaço, Barra do Garças, Bom Jesus do Araguaia, Cáceres, Canarana, Cotriguaçu, Cuiabá, Diamantino, Feliz Natal, Glória d'Oeste, Indiavaí, Mirassol d'Oeste, Nortelândia, Nova Canaã do Norte, Nova Mutum, Nova Olímpia, Nova Santa Helena, Poxoréo, Rondonópolis, São José do Rio Claro, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra, Terra Nova do Norte, Vila Bela da Santíssima Trindade e Vila Rica.

Já os Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) que devem ser beneficiados são: Araguaia, Distrito Sanitário Especial Indígena de Cuiabá, Distrito Sanitário Especial Indígena Kaiapó do Mato Grosso e Distrito Sanitário Especial Indígena Xingu.

De acordo com o Ministério da Saúde, são mais de 5 mil vagas abertas e existe a possibilidade de contratação de médicos cubanos. Os editais foram lançados no dia 11 de março, depois que começaram a aumentar os casos suspeitos do novo coronavírus no país.

Os profissionais de saúde serão distribuídos em 1.901 municípios de todo o país, além de 19 DSEIs.

As capitais e grandes centros urbanos voltaram a fazer parte do programa federal, que prioriza municípios mais carentes. A mudança aconteceu porque as grandes cidades têm maior concentração e movimentação de pessoas, sendo mais propenso à circulação e proliferação do coronavírus.

Para o presidente da Associação Mato-grossense de Municípios (AMM), Neurilan Fraga, a decisão do governo federal em contratar médicos e também cubanos foi acertada, mas avalia que o número poderia ser maior.

Neurilan disse que a maioria dos prefeitos são a favor da contratação de médicos cubanos aos municípios do estado. Os prefeitos elogiaram o trabalho dos médicos cubanos quando eles estiveram trabalhando na região.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet