Sexta-feira, 19 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Política

Governo nega uso de decreto para pagar RGA de servidores

Estado de calamidade permite que Executivo não cumpra com a LRF, e possa pagar a RGA; Mendes descarta medida

06/04/2020 | 10:16

Mídia News

Governo nega uso de decreto para pagar RGA de servidores

O governador Mauro Mendes, que assinou decreto de estado calamidade pública

Foto: Victor Ostetti/MidiaNews

O governador Mauro Mendes (DEM) afirmou que não deve usar o decreto de estado calamidade pública para realizar o pagamento da Revisão Geral Anual (RGA) dos servidores públicos. O funcionalismo de Mato Grosso não recebe o benefício desde 2018.

O decreto foi publicado no final de março sob a justificativa dos impactos sociais e econômicos em decorrência da pandemia do novo coronavírus, a Covid-19.

Atualmente, Mato Grosso gasta 52% de seu orçamento com folha salarial, sendo que o limite máximo previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) é de 49%. Por conta do estouro, o Governo não poderia pagar a RGA até se enquadrar nos limites.

Ocorre que a calamidade permite a flexibilização da LRF e permite uso de recursos para contratação, aquisição de materiais e que o Estado descumpra o limite de gastos com funcionalismo.

“Como nós vamos aumentar a receita do Governo se a receita vai diminuir? De onde vai vir o dinheiro? Como fecha essa conta? Adianta eu dar um aumento e depois não pagar? Não é nada razoável pensar nisso”, disse Mendes.

Conforme o governador, a flexibilização da qual o estado de calamidade permite deve ser usado exclusivamente para investimentos na área de Saúde.

“O governo com decreto não pode tudo. Existem as limitações legais para isso e vamos ater estritamente à legalidade. O que teremos é celeridade para tomar providências para poder atender a emergência na Saúde. Nada além disso”, afirmou.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet