Sexta-feira, 19 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Mato Grosso

Secretário vai apresentar raio-x e MT pode flexibilizar isolamento

Previsão é de mil leitos até início de maio; reabertura de atividades fica a cargo dos prefeitos

21/04/2020 | 07:45

Mídia News

Secretário vai apresentar raio-x e MT pode flexibilizar isolamento

O secretário Gilberto Figueiredo, que apresentará raio-x de enfrentamento à Covid-19

Foto: Christiano Antonucci - Secom

O secretário de Estado de Saúde afirmou que apresentará ao governador Mauro Mendes (DEM), ainda nesta semana, uma radiografia de todo o sistema público no que diz respeito ao combate à Covid-19 (o novo coronavírus).

Serão detalhadas informações como o número de leitos de UTI e enfermaria disponíveis no Estado, quantidade de equipamentos de proteção individual (EPIs), infraestrutura de transporte de emergência terrestre e área, dentre outras.

A partir daí, cada prefeito poderá adotar as medidas de flexibilização nas atividades econômicas que atender serem cabíveis em seus municípios.

“Hoje temos aproximadamente 500 leitos de atendimento à Covid-19 e pouco mais de 5 internados pelo SUS. Até 5 de maio, chegaremos a mil leitos. Por isso estou dizendo que apresento na quinta-feira um raio-x não só da disponibilização de leitos, mas de toda a infraestrutura necessária, para que possa, a partir daí, começar a flexibilizar o isolamento”, disse o secretário.

“Precisávamos de tempo para estruturar a rede de assistência SUS. Conseguimos fazer a tarefa. Hoje o número de leitos é superior à demanda, poderemos flexibilizar as atividades econômicas, se essa for decisão dos prefeitos”, emendou.

As declarações foram dadas durante uma coletiva de imprensa pelas redes sociais na manhã desta segunda-feira (20).

Apesar de admitir a flexibilização, o secretário afirmou ser necessário manter as medidas não farmacológicas de modo a evitar uma contaminação muito grande de pessoas e, consequentemente, um pico na demanda dos serviços hospitalares.

“A flexibilização da atividade econômica não significa que as pessoas deixem de usar máscaras, deixem de evitar aglomerações e deixem de controlar o fluxo de pessoas no mesmo ambiente. Mas reconheço que a atividade econômica é necessária para que o dano não seja maior que o próprio vírus”, disse.

Aumento de casos

De todo modo, o secretário afirmou que a flexibilização acarretará no aumento de números de casos do novo coronavírus no Estado.

“Óbvio que mais pessoas serão infectadas, mas de forma que nossa rede de assistência tenha condição de atender. Por isso a partir dessa semana damos publicidade a nossa capacidade de assistência hospitalar e os governos [municipais] poderão tomar as decisões que melhor entenderem”, concluiu.

Conforme boletim divulgado pela secretaria de Saúde no último domingo (19), Mato Grosso contabiliza 174 da doença.

Na madrugada desta segunda (20), foi confirmada a sexta morte no Estado.

Os óbitos foram registrados em Barra do Garças, Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Cáceres, Aripuanã e Rondonópolis.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet