Sábado, 20 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Política

Botelho marca para 10 de junho a eleição da Mesa Diretora da AL

Pleito deveria ocorrer em setembro; data foi modificada a pedido da deputada Janaina Riva

08/05/2020 | 10:03

Mídia News

Botelho marca para 10 de junho a eleição da Mesa Diretora da AL

Deputados da Assembleia Legislativa, que vai eleger a Mesa Diretora em junho

Foto: Fablicio Rodrigues/AL-MT

O presidente da Assembleia Legislativa Eduardo Botelho (DEM) determinou que a eleição para definir o comando da Mesa Diretora para o biênio 2021-2022 seja realizada no dia 10 de junho.

A resolução foi assinada nesta quinta-feira (7) pelo presidente da Casa, pelo primeiro secretário Max Russi (PSB), e o segundo secretário Valdir Barranco (PT).

O registro das chapas, segundo a publicação, deverá ocorrer entre os dias 1º e 8 de junho.

"Para concorrer à eleição da Mesa Diretora a chapa deverá requerer inscrições por escrito, em três vias, com a assinatura de todos os seus integrantes [...] devendo o requerimento ser apresentado ao gestor de gabinete do presidente da mesa em exercício", estabeleceu resolução.

Ainda fica inviabilizada, conforme o documento, a inscrição de chapas incompletas, ou de parlamentares que já estejam inscritas em outro grupo.

A chapa deve ser composta por sete parlamentares, sendo eles o presidente, vice-presidente, segundo-vice, e primeiro, segundo terceiro e quarto secretários.

O resultado da eleição será anunciado assim que a votação acabar, logo na sessão do dia 10. 

Covid-19

A resolução ainda trata, em parágrafo único, que a data prevista pode ser alterada devido a "situações emergenciais" que possam ocorrer devido à pandemia do novo coronavírus, a Covid-19. 

Mudança de data

A eleição deveria ocorrer em setembro. No entanto, após um pedido da deputada Janaina Riva (MDB) ao presidente da Casa, um PEC (Projeto de Emenda Constitucional) foi aprovado mudando a data da eleição.

A parlamentar argumentou que, se mantida a data, a eleição ocorreria próximo ao nascimento de seu filho, planejado para 25 de agosto. 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet