Quinta-feira, 18 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Mato Grosso

Silvio Santos comprou fazenda em Barra do Garças durante ditadura, diz revista

O governador do Mato Grosso na época, José Fragelli (Arena), costumava facilitar a venda de terras para empresas e pessoas "simpáticas ao regime"

26/05/2020 | 08:39 - Atualizada em 26/05/2020 | 08:43

Revista Fórum

Silvio Santos comprou fazenda em Barra do Garças durante ditadura, diz revista

Foto: Reprodução

A Revista Fórum publicou, na manhã de ontem (25), em seu portal online que o apresentador e dono do SBT, Silvio Santos, comprou terras em Barra do Garças (MT), na região do Araguaia, que somavam pelo menos 70 mil hectares. Compra foi feita em 1972, durante o governo do ditador Emílio Garrastazu Médici. A informação é de Alceu Luís Castilho, em De Olho nos Ruralistas.

Quando Silvio decidiu entrar para a pecuária, quem governava o Mato Grosso era o pecuarista José Fragelli, da Arena. Futuro presidente do Senado durante o governo Sarney, Fragelli costumava facilitar a venda de terras para empresas e pessoas “simpáticas ao regime”.

A fazenda Tamakavy, vendida para Sílvio Santos pelos usineiros paulistas Orlando Ometto e Renato de Almeida Prado, foi uma das terras comercializadas a partir dos incentivos estaduais e federais.

Os incentivos fiscais foram os principais motivos para a compra de Silvio Santos. Contudo, ainda de acordo com a reportagem do De Olho Nos Ruralistas, o objetivo imediato do apresentador era livrar-se de impostos.

Na época, havia isenção para quem criasse gado, e as empresas com sede no Brasil tinham direito à redução de 50% na declaração caso desenvolvessem projetos agropecuários aprovados pela Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam).

De acordo com UOL, Médici recebeu Silvio Santos em 1970 para discutir a concessão do SBT. O ditador elogiou fortemente o apresentador, chamando-o de “animador”. A concessão, no entanto, foi para o Jornal do Brasil. A primeira concessão de Silvio foi outorgada no governo seguinte, em 1976, durante a gestão de Ernesto Geisel.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet