Segunda-feira, 18 de março de 2024
informe o texto

Notícias | Cultura

Índígena do Xingu usa artesanato para preservar cultura ancestral

As peças são produzidas na aldeia dos Suya Trumai em Canarana

29/06/2020 | 09:04

RD News

Índígena do Xingu usa artesanato para preservar cultura ancestral

As peças são produzidas na aldeia dos Suya Trumai em Canarana

Foto: Divulgação

A jovem indígena Anaya Suya, da etnia Suya Trumai, uma das 16 que vivem no Parque Nacional do Xingu, utiliza o artesanato ancestral para manter viva a tradição do seu povo e garantir renda para a família formada pela mãe, irmã e primas. E utilizam   matéria-prima fornecida pela própria natureza para produzir as peças da loja de artesanato Kaiaia Artes.

As peças são produzidas na aldeia dos Suya Trumai em Canarana (MT). As vendas são feitas para todo Brasil por telefone ou via direct do Instagram com entrega pelo Correio.
 
“Kaiaia é o nome da minha avó, da minha mãe. Então, toda a produção, são homenagens às mulheres da família. Valorizamos muito isso porque nossos ancestrais são como nossas bibliotecas. Todos os ensinamentos, histórias do nosso povo são contados pelos nossos ancestrais. Por isso, temos muito respeito e valorizamos muito”, explicou Anaya ao RDNews.

Com 27 anos, Anaya está no 5º período de Relações Públicas na Universidade Federal de Goiás (UFG), mas faz questão de cultivar a identidade indígena e volta para o Xingu sempre que pode. Enquanto não concluiu a faculdade, concilia os estudos com a administração da Kaiaia Artes.

“Meu primeiro nome Anaya significa Grande Palmeira. Tenho orgulho de carregar nossa cultura no nome e de trabalhar com ela”, concluiu.

Serviço

Encomendas podem ser feitas pelo telefone (66) 9 9656 4271 ou pelo Instagram @anayasuya.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet