Quinta-feira, 25 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Política

Médico que auxilia MT revela decepção com remédios anti-Covid

Infectologista Abdon Salam não recomenda uso da Ivermectina como prevenção à doença

06/07/2020 | 10:00

Mídia News

Médico que auxilia MT revela decepção com remédios anti-Covid

O médico infectologista Abdon Salam Khaled Karhawl: medidas de baixa efetividade

Foto: Secom-MT

O médico infectologista Abdon Salam Khaled Karhawl, que atua junto ao Governo do Estado nas ações de combate à Covid-19, se mostrou bastante descrente quanto às medidas terapêuticas para combater a doença. 

Segundo ele, alguns estudos clínicos publicados recentemente relacionados ao tratamento do novo coronavírus não se revelam promissores.

“Ninguém quer ficar doente e não ser tratado. Infelizmente, a Covid é uma infecção viral, causada pelo vírus Sars Cov 2 e não tem antiviral efetivo. Esse é o primeiro problema. Estamos decepcionados cada vez mais com a progressão da doença, a agressividade e as terapêuticas que não resolvem, que não ajudam”, disse. 

Ele citou, por exemplo, a Cloroquina que até poucos meses era tida como uma droga promissora e hoje tem se demonstrado não ter eficácia para doentes hospitalizados, tampouco para prevenir a infecção.

“São dois estudos muito marcantes já publicados: usando a Cloroquina para prevenção de profissionais de saúde. Não teve resultado. E foi constatado também que ela não ajuda o doente hospitalizado”, afirmou. 

“E, nesse segundo aspecto, foi mais grave ainda. Lá nos EUA foi revogada a liberação emergencial dessa droga”, emendou. 

O mesmo, segundo Abdon Salam, não ocorreu no Brasil. Não como uma decisão do Ministério da Saúde, mas ainda assim, grandes hospitais do País - como o Albert Einstein e o Sírio Libanês – soltaram documentos alertando aos médicos que não usem mais cloroquina em pacientes hospitalizados. 

“Estamos aprendendo nessa pandemia várias coisas. Uma delas é que a cloroquina não ajuda pacientes hospitalizados. Claro que falta o meio termo entre o paciente que está sadio, usando a droga mesmo assintomático, e o doente que está no hospital. Essa pergunta ainda não está respondida ainda”, disse. 

“Mas, infelizmente há um pessimismo para a comunidade científica de usar essa droga em ensaios clínicos a partir de agora, porque já se demonstrou que em doentes mais leves não funciona e na prevenção também não”. 

Por fim, o infectologista disse, também, não ser aconselhável o uso de medicamentos como a Ivermectina como forma de prevenir a Covid-19. 

“Não há evidência [de que ele ajude a prevenir a doença]. É desnecessário fazer isso. Não aconselho”, resumiu Abdon.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet