Sexta-feira, 29 de março de 2024
informe o texto

Notícias | Política

Mendes defende reforma da Previdência e cobra deputados do PT

Texto já foi aprovado em primeira votação na AL e altera idade de aposentadoria do funcionalismo

10/07/2020 | 09:20

Mídia News

Mendes defende reforma da Previdência e cobra deputados do PT

O governador Mauro Mendes (ao centro) criticou os deputados do PT

Foto: MidiaNews

Ao sair em defesa da reforma da Previdência em Mato Grosso, o governador Mauro Mendes (DEM) alfinetou – ainda que sem citar nomes – os deputados Valdir Barranco e Lúdio Cabral, ambos do PT.

Segundo ele, ao se posicionarem contra o texto encaminhado pelo Governo à Assembleia Legislativa, os dois parlamentares estão indo contra 95% da população do Estado em detrimento de uma pequena parcela dos servidores públicos. 

Isto porque, conforme Mendes, a maioria esmagadora da população – incluindo aí servidores federais e da iniciativa privada – deverão seguir as regras da previdência aprovada em âmbito nacional, enquanto o funcionalismo público de Mato Grosso tem, segundo ele, alguns “privilégios”.

“95% dos cidadãos que vivem em Mato Grosso irão se aposentar aos 65 (homens) e 62 (mulheres) anos. Aqui temos servidores que se aposentam aos 45, 50 anos de idade. Isso é justo? A reforma vem justamente porque 5% de mato-grossenses não podem ter privilégio de aposentar nessa faixa de idade como muitos querem”, disse Mendes. 

“Cadê os deputados do PT que dizem que defendem o trabalhador? A grande maioria dos trabalhadores se aposenta aos 65. Porque eles querem que outros se aposentem 15 anos antes? As pessoas têm que ser tratadas com direitos iguais”, emendou o governador. 

As declarações foram dadas na manhã desta quinta-feira (9), em entrevista à Rádio Meridional de Sinop.

A reforma – enviada pelo Executivo - altera a idade mínima para aposentadoria dos servidores. Para homens será de 65 anos e 62 anos para mulheres. Compulsoriamente quando completar 75 anos para ambos os sexos. 

O texto já foi aprovado em primeira votação na Assembleia, com placar de 17 a favor e seis contrários. Mas ainda existem impasses e discussões em torno do projeto. 

“O que mandamos para Assembleia são os mesmos direitos e deveres do Governo Federal e da iniciativa privada. Os 24 deputados têm poder de decidir o que vamos fazer em Mato Grosso”, disse o governador. 

“Se não aprovar, vai quebrar, mais a frente não terá dinheiro. Se não tomar a medida correta, se não fizer a coisa certa, um dia a conta chega. Não quero daqui uns anos que falem: ‘aquele tal de Mauro Mendes passou e não foi responsável. Toco o estado com responsabilidade e justiça”, concluiu.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet