Terça-feira, 23 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Mato Grosso

Líder do Alto Xingu diagnosticado com Covid-19 permanece em estado gravíssimo

Cacique está internado em UTI de hospital particular em Goiânia

28/07/2020 | 08:08

TV Anhanguera

Líder do Alto Xingu diagnosticado com Covid-19 permanece em estado gravíssimo

O cacique Aritana Yawalapiti

Foto: Reprodução

É gravíssimo o estado de saúde do líder indígena do Alto Xingu, Aritana Yawalapiti, de 71 anos, diagnosticado com Covid-19, segundo informou o hospital onde ela está internado, em Goiânia. A informação foi confirmada por meio de boletim médico divulgado na manhã de domingo (26).

Aritana está em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital da rede particular na capital. De acordo com a unidade, ele está "inconsciente (sedado), com pressão baixa e respirando com ajuda de aparelhos". Segundo um amigo da família, que não quis se identificar, o nome do hospital não será divulgado “para que sejam respeitadas as tradições culturais indígenas".

O líder indígena foi transferido de Canarana, a 838 km de Cuiabá, para se tratar em Goiânia, na terça-feira (21).

Evolução do quadro

O cacique foi diagnosticado com Covid-19 na última semana e sofreu crises respiratórias. Ele estava recebendo cuidados médicos na casa de um familiar, no entanto, após o quadro de saúde de agravar, entre domingo (19) e segunda-feira (20), ele foi levado em estado grave para tratamento em Canarana.

Depois que os sintomas pioraram, Aritana foi transferido de avião para Goiânia.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet