Sábado, 20 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Agro

Água Boa: Safra de gergelim chega a 90% e mantem boa produtividade, assim como alguns feijões

O excesso de chuvas causou problemas para a colheita e escoamento da safra da soja, atrasando o plantio da segunda safra

29/07/2020 | 08:42

Interativa

Água Boa: Safra de gergelim chega a 90% e mantem boa produtividade, assim como alguns feijões

A colheita de gergelim

Foto: Reprodução

ÁGUA BOA – A colheita do gergelim chegou aos 90% das áreas semeadas. O levantamento foi feito pela Associação dos Engenheiros Agrônomos. Segundo o agrônomo Anderson Luiz Martins, a produtividade média fica em torno dos 650 quilos por hectare. No atual ciclo, foram cultivados cerca de 30 mil hectares com gergelim.

Anderson faz acompanhamento técnico das lavouras de José e Cleide Dombroski na Fazenda Pedra Preta na região do Rio Couto Magalhães. Ele disse que na propriedade, cuja colheita iniciou agora, a expectativa é de alcançar produtividades de 600 quilos por hectare.

Dombroski também cultivou cerca de 400 hectares com milho, alcançando produtividade de 87 sacas por hectare. No feijão Red Bambu, ele alcançou 18 sacas por hectare.

A família Dombroski também cultivou uma área com feijão Caupi, obtendo a rentabilidade de 18 sacas por hectare. Anderson relatou ainda que a segunda safra na Fazenda Pedra Preta, foi marcada por excesso de chuvas em fevereiro e março, e bom bons volumes em abril.

O excesso de chuvas causou problemas para a colheita e escoamento da safra da soja, atrasando o plantio da segunda safra. Dessa forma, a semeadura das culturas da safrinha foi feita tardiamente, prejudicando a produtividade, apesar do bom desenvolvimento das culturas.

José Dombroski está animado com o cenário agrícola e com as oportunidades que vieram para a região. Produtos como milho, feijão caupi e gergelim estão com preços animadores.

Toda essa conjuntura aliada as boas produtividades estão garantindo renda satisfatória aos produtores rurais.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet