Sexta-feira, 29 de março de 2024
informe o texto

Notícias | Variedades

Reportagem gravada por cinegrafista de Confresa sobre a Ilha do Bananal vai ao ar na Record no sábado (8)

A série vai apresentar um cenário majestoso do Araguaia, composto por dezenas de praias selvagens que abrigam diversos tipos de animais e pássaros

31/07/2020 | 09:22 - Atualizada em 01/08/2020 | 08:52

Redação Olhar Alerta

Reportagem gravada por cinegrafista de Confresa sobre a Ilha do Bananal vai ao ar na Record no sábado (8)

O cinegrafista Daniel Lucas auxiliou nas gravações da série de reportagens

Foto: Reprodução

A série intitulada, “O povo que veio do fundo rio” será exibida pela Record TV e Record News Internacional em três episódios no programa Fala Brasil especial de sábado. Será contada um pouco das histórias dos povos Carajás, habitantes da Ilha do Bananal localizada no Estado do Tocantins próximo a São Felix do Araguaia. 

Costumes, tradições e sustentabilidade, mostrados com riqueza de detalhes por meio de imagens de alta resolução captadas pela equipe do programa Rotas de Mato Grosso.   

No primeiro episodio, o telespectador vai conhecer a beleza do artesanato Carajás, a convivência harmoniosa dos indígenas com os animais selvagens, e apreciará um passeio pela história em uma visita as ruínas do luxuoso Hotel JK construído pelo ex-presidente Juscelino Kubitschek na década de 1960. Vai saber também um pouco da importância de JK na divulgação da cultura Carajás. 

Os rituais Aruanã e Hetohoky, serão o tema do segundo episodio. A reportagem vai mostrar em detalhes o evento cultural mais importante do povo Carajás. Suas danças, competições e ornamentos que dão um brilho especial à festividade. A preparação das crianças para a fase adulta, as lutas de tirar o fôlego entre os jovens indígenas e o encontro com os Aruanãs são alguns dos momentos marcantes do episódio. 

Na terceira parte a equipe de reportagem acompanha o projeto de repovoamento das tartarugas do Araguaia em uma verdadeira maratona para chegar antes dos predadores aos ninhos das tartarugas, os ovos estão cada vez mais difíceis de serem encontrados. A espécie que corre risco de extinção, faz parte do cardápio dos indígenas e ribeirinhos da região, mas também entra na disputa alimentar de répteis, animais selvagens e pássaros.

A equipe registrou todas as etapas do projeto, desde a procura dos ovos pela vasta região de São Felix, a transferência para o tabuleiro artificial, o nascimento dos pequenos animais até a soltura em locais considerados seguros para esta primeira fase de vida dos quelônios.  

A série vai apresentar um cenário majestoso do Araguaia, composto por dezenas de praias selvagens que abrigam diversos tipos de animais e pássaros. A reportagem também vai lançar um olhar de alerta sobre a depredação que vem ocorrendo ao longo dos últimos anos em toda a extensão do Rio Araguaia.

Reportagem:

Genito Santos

Imagens:

Daniel Lucas

Gilberto Pereira

Aislândio Miranda

Luzemar Pereira

Imagens/drone

Daniel Lucas

Agradecimentos especiais

Prefeitura municipal de São Felix do Araguaia, Casa de Propaganda/Confresa-MT e Cinegrafista: Gilberto Pereira

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet