Quinta-feira, 28 de março de 2024
informe o texto

Notícias | Agro

Agrônomos estimam aumento de 7% na área com soja em Água Boa

Em Água Boa, de 178 mil hectares a área pode chegar a 190 mil hectares com soja

06/08/2020 | 09:14

Interativa

Agrônomos estimam aumento de 7% na área com soja em Água Boa

Plantação de soja em Água Boa

Foto: Reprodução

A área plantada com soja em Água Boa pode ter aumento de até 7% na safra 2.020/2.021. O levantamento é da Associação de Engenheiros Agrônomos no município. As boas produtividades e condições de preços da atual safra estão atrativas.

A região conta com áreas dispo níveis para a agricultura sem necessidade de promover desmatamento. Diante disso, a expetativa dos agrônomos é de que a área ocupada com soja aumente de 5% a 7% na próxima semeadura, que começa assim que as chuvas normalizarem, a partir de outubro.

No atual ciclo, na área de abrangência de Água Boa, foram plantados cerca de 213 mil hectares com soja. A expectativa é de que o aumento seja de 15 mil hectares, alcançando área total de 227 mil hectares com soja.

Em Água Boa, de 178 mil hectares a área pode chegar a 190 mil hectares com soja. O presidente da Associação Cristiano Zamboni, afirmou que 95% dos insumos já foram negociados para a primeira safra.

Milho:

Para a cultura do milho em primeira safra, não há área expressiva, mas a safrinha (2ª safra) deve destinar cerca de 35 mil hectares para o cereal.

Gergelim:

Cristiano Zamboni disse que a cultura do gergelim deve consolidar-se como mais uma alternativa da safrinha, pois nesse ano teve médio rendimento produtivo e financeiro aos produtores. O plantio do gergelim deve ocorrer após a colheita da soja. Não há perspectiva de área a ser plantada com gergelim.

Outras culturas:

Milheto, feijão Caupi, Feijão Mungo e Feijão Red Bamboo também estão surgindo cada vez mais fortes como alternativas para a segunda safra em Água Boa.

Meteorologia:

Segundo Zamboni, as previsões meteorológicas indicam que o início das chuvas será mais cedo esse ano. Caso tal situação se confirme, o plantio da safra 2.020/2.021 poderá ser iniciado em meados de outubro, o que favorecerá ainda mais as culturas da segunda safra (safrinha). Tradicionalmente o Araguaia recebe chuvas só a partir de outubro, enquanto que em outras regiões de Mato Grosso o plantio da soja é feito em setembro.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet