Quinta-feira, 25 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Cidades

PF deflagra 4° fase da Operação Tapiraguaia e faz buscas na Prefeitura de Confresa e Secretarias de Saúde e Educação

Além de esquemas com dinheiro da Saúde e Educação, a invstigação também detectou irregularidades no uso de verbas para melhorar infraestrutura rural na região

12/08/2020 | 07:39 - Atualizada em 12/08/2020 | 09:31

RD News

PF deflagra 4° fase da Operação Tapiraguaia e faz buscas na Prefeitura de Confresa e Secretarias de Saúde e Educação

A Polícia Federal na Prefeitura Municipal de Confresa

Foto: Reprodução

A Polícia Federal, deflagrou, na manhã desta quarta (12), a quarta fase da Operação Tapiraguaia, que apura desvio de recursos e fraude licitatória, além de corrupção ativa e passiva, em prefeituras do Vale do Aragauaia. Nesta quarta fase, estão sendo alvos a prefeitura de Confresa (a 1.165 km de Cuiabá) e as secretarias de Saúde e Educação.

A Tapiraguaia é uma investigação conjunta entre a PF de Barra do Garças, Ministério Público Federal (MPF) e a Controladoria-Geral da União (CGU), que tem como uma das funções zelar pelo bom uso de verbas públicas. Além de esquemas com dinheiro da Saúde e Educação, a invstigação também detectou irregularidades no uso de verbas para melhorar infraestrutura rural na região.

O ex-prefeito de Confresa, Gaspar Lazzari (PSD), e de Serra Nova Dourada (a 1.015 km de Cuiabá),  Edson Yukio Ogatha, estão entre os alvos da primeira fase da operação, deflagrada em 30 de janeiro de 2019, e foram denunciados pelo MPF entre 24 envolvidos.

Na segunda fase da Tapiraguaia, deflagrada em agosto do ano passado, ex-deputado Valtenir Perreira (MDB) foi alvo de busca e apreensão. Ele e outros acusados de fazer esquema com dinheiro repassado para recuperação de cidades atingidas pelas chuvas. Foram presos o ex-prefeito de Confresa, Gaspar Lazzari (PSD), e o assessor parlamentar Marcelo Luiz Faustino.

A terceira fase é de 17 de junho deste ano e complicou ainda mais o ex-prefito de Serra Nova Dourada Edson Yukio Ogatha, denunciado pelo MPF pelo suposto recebimento de propina.

Conforme apurou o RD News, esta quarta fase da Tapiraguaia é a última da investigação que desarticulou esquema milionário.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet