Quinta-feira, 25 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Mato Grosso

MT está entre os cinco estados que terão força para sair da crise

Os dados estão contidos em um estudo elaborado pela Tendências Consultoria Integrada

24/08/2020 | 09:44

Mídia News

MT está entre os cinco estados que terão força para sair da crise

O secretário Rogério Gallo, que comanda as finanças de Mato Grosso

Foto: Reprodução

Uma reportagem publicada no portal Terra no último domingo (23), coloca Mato Grosso entre os cinco estados do País que devem encerrar o ano de 2021 com Produto Interno Bruto (PIB) acima do nível pré-pandemia (2019). 

Também integram essa lista: Mato Grosso do Sul, Pará, Rio de Janeiro e Goiás. O cenário, segundo a publicação, ocorrerá em razão de esses estados terem suas econômicas puxadas por commodities agrícolas e minerais. 

Os dados estão contidos no levantamento feito pela Tendências Consultoria Integrada.

Conforme a análise, os demais estados brasileiros precisarão de um maior impulso para recuperar os estragos provocados pela pandemia da Covid-19 na economia. 

Dentre os estados analisados pelo economista da Tendências Lucas Assis, Mato Grosso do Sul deve ser o Estado mais resiliente no biênio 2020-2021 e deverá exceder em 2,7% o PIB de 2019. 

O desempenho, segundo ele, será reflexo do avanço da produção agropecuária e da produção industrial. 

"Com localização privilegiada, próxima de São Paulo, a indústria de celulose do Estado deve ser favorecida pela expectativa de ampliação da demanda asiática por papel tissue, pela tendência estrutural de substituição do plástico por produtos de papel e pelo câmbio brasileiro desvalorizado", explica Assis.

Ainda conforme ele, Mato Grosso e Goiás também serão beneficiados pela estrutura produtiva da região, pouco sensível à dinâmica nacional. 

O estudo mostra ainda que, na região Centro-Oeste, o único que deve ter um desempenho negativo é Distrito Federal, em razão de sua dependência dos serviços públicos. 

PIB do campo 

No início do mês, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) informou que o chamado Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) de Mato Grosso deve crescer 19,3% em 2020 na comparação com o ano passado, chegando a um montante de R$ 129,83 bilhões. 

Conhecido como o PIB do campo, o VBP mede o quanto a produção agrícola gerou de riqueza em um ano.   

Clique AQUI e veja reportagem na íntegra.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet