Quarta-feira, 24 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Mato Grosso

Mato Grosso já registrou 118 mortes de índios por coronavírus

Situação do Estado só é melhor que do Amazonas, segundo levantamento de entidade nacional

25/08/2020 | 09:30

Mídia News

Mato Grosso já registrou 118 mortes de índios por coronavírus

Realização de exame para a detecção do coronavírus

Foto: Ione Carvalho/Iphan

Mato Grosso é o segundo Estado com mais óbitos de indígenas por Covid-19, conforme levantamento da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib). 

O movimento reuniu dados da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e do o Comitê Nacional de Vida e Memória Indígena. 

Ao todo, Mato Grosso contabilizou 118 mortes de indígenas desde o início da pandemia, em março. O Estado só está melhor que o Amazonas, com 190 óbitos. 

O povo xavante, localizado no Leste do Estado, foi o que mais registrou mortes em decorrência do coronavírus. De acordo com o levantamento, são 47 vítimas da Covid-19 entre a etnia.

Ao todo, no Brasil houve 717 mortes de indígenas pelo vírus e 27.034 casos confirmados, sendo que a doença já atingiu 155 povos. 

O primeiro caso confirmado de contaminação foi de uma jovem de 20 anos do povo Kokama, no dia 25 de março, no município amazonense Santo Antônio do Içá. 

O contágio foi feito por um médico vindo de São Paulo a serviço da Sesai, que estava infectado com o vírus. Hoje os Kokama são os mais afetados em casos de mortes, segundo a Apib.

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Ixyjuwedu Karaja 26/08/2020 | 18:20

    Então essa doença não e brincadeira, matandos muitas pessoas no mundo incluindo nós são Índios , na minha observação no cidade,na mídia as pessoas não respeita encomendação do OMS . Andamos para lá e para cá em sem máscara só espalhando as doença e triste fica desse jeito isso. Só Deus que saber .

 
Sitevip Internet