Quinta-feira, 28 de março de 2024
informe o texto

Notícias | Agro

ACNB divulga vencedores do Circuito Nelore de Qualidade em Confresa

A 13ª etapa da iniciativa, que ocorreu na unidade da Friboi em Confresa (MT), avaliou 167 animais

26/08/2020 | 08:10

Redação Olhar Alerta

ACNB divulga vencedores do Circuito Nelore de Qualidade em Confresa

ACNB divulga vencedores do Circuito Nelore de Qualidade em Confresa

Foto: Reprodução

Em mais uma etapa do Circuito Nelore de Qualidade, os pecuaristas se destacaram por apresentar animais jovens e pesados. A 13ª etapa da iniciativa, que ocorreu na unidade da Friboi em Confresa, avaliou 167 animais, entre os quais 142 machos e 25 fêmeas, segundo informações da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ANCB) e da Associação dos Criadores de Nelore de Mato Grosso (ACNMT).

Entre os machos avaliados nesta etapa, 80% dos animais apresentaram até dois dentes incisivos permanentes (em torno de dois anos de idade). Em relação ao peso, 98% dos animais registraram mais de 18 arrobas, sendo 34% deles acima de 23 arrobas, enquanto a média observada foi de 21,4 arrobas.

O Melhor Lote de Carcaças de Machos, conquistando a Medalha de Ouro foi da Agropecuária Itaquerê do Araguaia Ltda. – Fazenda Piraguassu – (Porto Alegre do Norte/MT). A Medalha de Prata ficou com Juliano Cunha de Assunção Pinto, da Fazenda Vale dos Sonhos (Porto Alegre do Norte/MT), enquanto o Bronze foi para Guimarães Fagundes de Oliveira, da Fazenda São Sebastião (Santa Cruz do Xingu/MT).

Nas avaliações da fêmeas, 92% dos animais apresentaram até quatro dentes incisivos permanentes (menos de três anos de idade). No peso, 96% das fêmeas participantes da etapa tinham mais de 14 arrobas, com a média chegando a 16,7 arrobas. Em relação ao acabamento, 84% dos animais com cobertura de gordura mediana ou uniforme.

O Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas foi apresentado pelo pecuarista Valério Teles Pires, da Fazenda Jataí II (Canabrava do Norte/MT). Ele também levou para casa a Medalha de Ouro.

Os vencedores da Medalha de Ouro desta etapa receberão 500 quilos de suplementos minerais da Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Já os premiados com as Medalhas de Prata e de Bronze receberão 300 e 200 quilos, respectivamente. Já a Friboi presenteará os premiados da etapa com uma caixa de cupim, corte considerado um símbolo da raça Nelore.

Circuito Nelore de Qualidade

Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil, o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética e a carne da raça, contribuindo para elevar a produtividade da pecuária nacional. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.

Promovido desde 1999, o Circuito conta com apoio da Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal, e cresce a cada ano. Em 2020, estão previstas a realização de 40 etapas em 11 estados. Até o fim do ano, 25 mil animais devem ser avaliados, consolidando o Circuito Nacional de Qualidade como o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet