Terça-feira, 23 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Mato Grosso

Corpo é trocado e família faz cortejo com pessoa errada em MT

Silvana Nardes, de 43 anos, estava prestes a ser sepultada quando familiar recebeu um telefonema

28/08/2020 | 10:22

Mídia News

Corpo é trocado e família faz cortejo com pessoa errada em MT

Silvana Nardes (detalhe) faleceu na quarta-feira (26)

Foto: Reprodução

A agente de saúde Silvana Nardes, de 43 anos, que morreu de Covid-19 na quarta-feira (26), teve o corpo trocado no Hospital Referência, antigo Pronto Socorro de Cuiabá. 

A servidora pública, que é de Primavera do Leste, deu entrada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Cuiabá, mas não resistiu à doença. 

O corpo foi translado para sua cidade de origem, onde amigos e familiares realizaram um cortejo na manhã de quinta-feira (27). 

No entanto, um familiar recebeu uma ligação e foi informado de que aquela que estava no caixão prestes a ser sepultada não era Silvana. 

A Secretaria Municipal de Saúde informou que, após identificada a vítima, é colocada uma etiqueta no peito do paciente com o nome dele e também no invólucro impermeável. 

Depois disso, o corpo é levado para o necrotério do hospital. 

A funerária contratada pela família fica responsável de ir até a unidade de saúde e fazer a retirada do corpo da vítima.

A Secretaria disse que quem faz a identificação do paciente a ser levado é a empresa contratada pela família. 

“No caso em questão, a funerária entrou no necrotério e levou uma pessoa que não correspondia ao seu serviço”, afirmou a Pasta. 

Leia a nota na íntegra: 

A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá esclarece: 

- Existe um protocolo dentro do Hospital Referência COVID-19 para a liberação dos pacientes que foram a óbito. Após a constatação do óbito e de todos os trâmites legais, o falecido é colocado dentro de um invólucro impermeável, com seu nome afixado na altura do peito dele. Depois é colocado em um segundo invólucro, que também tem o nome do paciente afixado e levado para o necrotério. 

- A funerária contratada pela família vai até o hospital para fazer a retirada do paciente que foi a óbito. O serviço de óbito do Hospital Referência tem a responsabilidade de abrir o necrotério para que a funerária entre e leve o paciente correspondente à sua prestação de serviço. A responsabilidade de identificar o paciente que será levado é da funerária. 

- No caso em questão, a funerária entrou no necrotério e levou uma pessoa que não correspondia ao seu serviço. 

A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá se solidariza com a família, que já passa pela dor do luto e que foi intensificada com este equívoco.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet