Quinta-feira, 28 de março de 2024
informe o texto

Notícias | Política

Mendes diz que caso paletó é um "escândalo difícil de explicar"

Governador do Estado ainda citou afastamento de secretários e problemas nas finanças da Prefeitura

09/09/2020 | 10:18

Mídia News

Mendes diz que caso paletó é um

O governador Mauro Mendes: "Cuiabá merece mais"

Foto: Christiano Antonucci - Secom -MT

O governador Mauro Mendes (DEM) voltou criticar duramente a gestão de Emanuel Pinheiro (MDB). Para o democrata, o prefeito de Cuiabá "tem um escândalo difícil de explicar", referindo-se ao episódio do paletó. 

A declaração foi dada na tarde desta terça-feira (8), depois que o ex-deputado federal Fábio Garcia (DEM), seu aliado, se disse animado com a possibilidade de uma eventual candidatura a prefeito. 

Segundo Garcia, uma pesquisa interna do DEM mostra que Emanuel tem rejeição alta, o que se traduziria em um “cenário favorável” para o democrata.  

“Um prefeito que tem um escândalo difícil de explicar, que teve três secretários afastados por corrupção, finanças públicas investigadas... Cuiabá merece muito mais”, disse o governador, durante a solenidade de inauguração de uma delegacia que ficará aberta durante 24 horas do dia para atender mulheres vítimas de violência doméstica e sexual.

“Eu espero que a população saiba escolher. Eu participarei como cidadão de alguns processos, não sei se participarei de todos”, emendou Mendes. 

Segundo o governador, ele chegou a receber Fábio em seu gabinete na manhã desta terça-feira e tratou rapidamente sobre política. 

“Recebi o Fábio Garcia, conversei um pouco de política. Mas eu tenho priorizado meu tempo para fazer gestão. E cuidar de política nas horas vagas”, afirmou o governador. 

Escândalos de Emanuel 

Ao citar “escândalo difícil de explicar”, Mendes se refere às imagens em que o prefeito aparece recebendo maços de dinheiro – supostamente de propina – no Palácio Paiaguás, à época em que era deputado estadual. 

Durante os três anos de gestão, Emanuel também teve o secretário Huark Correa (Saúde), Alex Vieira (Educação) e Marcus Brito (procurador-geral do município) afastados por serem alvos de investigações policiais. Huark chegou a ser preso. 

Em seus apontamentos, Mendes também cita que a capacidade de pagamento (Capag) de Cuiabá em 2020 foi suspensa pela Secretária do Tesouro Nacional (STN) após denúncia do vereador de oposição Marcelo Bussiki (DEM). 

Bussiki alertou a pasta sobre uma suposta “maquiagem” na contabilidade municipal. Segundo Bussiki, Emanuel tentou burlar regras para criar a "falsa ideia de normalidade fiscal" e assim poder contrair empréstimos.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet