Sexta-feira, 19 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Polícia

Desvios no programa Farmácia Popular é investigado pela PF e mandados são cumpridos em Confresa e Goiás

Operação Abutre cumpriu mandados nos estados de MT, Goiás, Paraná e também no Distrito Federal

24/09/2020 | 08:06

RD News

Desvios no programa Farmácia Popular é investigado pela PF e mandados são cumpridos em Confresa e Goiás

Foto: Reprodução

 

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta (23) a Operação Abutre, que resultou em 17 mandados de buscas e apreensões de uma organização criminosa dedicada à promoção de fraudes do Programa Farmácia Popular, do Ministério da Saúde. Policiares cumpriram mandados em Mato Grosso no município de Confresa (a 1.165 km de Cuiabá) e também em Goiás, Paraná e Distrito Federal. 

A investigação identificou que o grupo criminoso adquiriu fundos de comércio de farmácias, mediante sucessão societária fraudulenta, encerrando, na sequência, as atividades comerciais promovendo, entretanto lançamentos inexistentes (vendas efetivamente não efetuadas – dispensação de medicamentos) no banco de dados do programa Farmácia Popular, a fim de desviar valores vultosos do referido programa federal.

Ao menos R$ 10 milhões teriam sido desviados do programa, criado com o objetivo de oferecer mais uma alternativa de acesso da população aos medicamentos considerados essenciais.

Foi determinado o sequestro de imóvel em condomínio de luxo, bem como o bloqueio judicial de várias contas bancárias em nome dos investigados. Uma das medidas cautelares (mandado de busca e apreensão) foi cumprida no município de Confresa por policiais federais de Barra do Garças/MT.

A ofensiva visa identificar outras pessoas que teriam envolvimento com a organização criminosa, além de comprovar a destinação dos recursos públicos ilicitamente desviados, seja por meio de transferências para terceiros, aquisição de bens ou incorporação patrimonial em favor dos envolvidos.

A ação foi expedida pela 11ª Vara Federal e teve atuação de aproximadamente 70 policiais naos mandados de buscas e apreensões.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet