Quinta-feira, 28 de março de 2024
informe o texto

Notícias | Política

11 indígenas são eleitos vereadores em MT, 6 deles no Araguaia

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 114 indígenas registraram candidatura enquanto vereadores. Um tentou se eleger como prefeito e dois como vice-prefeitos.

20/11/2020 | 08:25 - Atualizada em 20/11/2020 | 08:33

SEMANA 7

11 indígenas são eleitos vereadores em MT, 6 deles no Araguaia

Foto: Reprodução

Ao menos 11 indígenas foram eleitos vereadores em todo o Estado durante as eleições municipais de 2020. Dados são da Federação dos Povos e Organizações Indígenas de Mato Grosso (Fepoimt). São dois a mais do que os eleitos no pleito anterior, em 2016.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 114 indígenas registraram candidatura enquanto vereadores. Um tentou se eleger como prefeito e dois como vice-prefeitos.

Dos eleitos, quatro são Xavante. Cosme Rite (PSD), eleito por Alto Boa Vista, Gininho Tseredzapriwe (PSDB) e Azevedo Tserubuto (PROS), eleitos por Campinápolis, e Leonardo Xavante, de Santo Antônio do Leveger.

Evanildo Rikbakta (PSD), de Brasnorte, é Rikbaktsa, Kanato Yawalapiti (MDB), de Gaúcha do Norte, é Yawalapiti, Lennon Corezomae (PROS), de Barra do Bugres, é Umutina, Isac Zoró (PSC), de Rondolândia, é Zoró, Reginaldo Tapirape (PP), de Confresa, é Tapirape, e João Kanela e Claudia Kanela (PSB), de Luciara, são Kanela.

De acordo com o presidente da Fepoimt, Crisanto Xavante, de Campinápolis, número é apenas o começo. Ele afirmou que os indígenas estão aprimorando seu conhecimento com relação às estruturas da política e o funcionamento da legislação de uma maneira geral.

“Poucos foram eleitos e outros ainda estão isolados vivendo conforme políticas locais. O fato de aumentar a presença na casa legislativa já é importante pelo espaço dado para nossas lideranças. À medida que nossos líderes de acordo com a sua qualificação, com a sua afinidade na política, for conhecendo as leis, será cada vez melhor”, disse.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet