Sábado, 20 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Política

Diretor diz que Incra de Barra do Garças está atendendo e anuncia 1º edital no Araguaia no governo Bolsonaro

João ressaltou que o Incra com apoio do presidente Bolsonaro já titularizou 1.100 famílias no Araguaia em assentamentos de Querência, Ribeirão Cascalheira, Campinápolis, Novo São Joaquim e Nova Xavantina

27/11/2020 | 07:23

Araguaia Notícia

Diretor diz que Incra de Barra do Garças está atendendo e anuncia 1º edital no Araguaia no governo Bolsonaro

João Gomes disse que o Incra de Barra fará o 1º edital da era Bolsonaro

Foto: Reprodução

O diretor regional do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra), João Gomes Filho, rebateu comentários que surgiram na rede social de que a sede do Incra de Barra do Garças estaria fechada e sem atendimento ao público. Ele salientou devido a pandemia, o atendimento vem sendo realizado de forma remota e presencial com horário reduzido das 14 às 17 horas.

O chefe do Incra está em Querência e falou com o site Araguaia Notícia para justamente explicar que a unidade barra-garcense está funcionando e anunciou alguns projetos que estão em andamento na região do Vale do Araguaia.

Segundo ele, o Incra lançou o primeiro edital para assentamento de 267 famílias no município de Água Boa na área denominada Estância Nacional. Esse é o primeiro edital dentro do governo Bolsonaro na região e com uma novidade, a ampla concorrência. “Será feita uma seleção onde todos que realmente tenham aptidão para trabalhar no campo podem concorrer a terra”.

Todavia o edital prevê que a concorrência deve acontecer próximo da área pretendida no caso em Água Boa, portanto os candidatos devem ser preferencialmente de Água Boa, Nova Nazaré, Canarana, Nova Xavantina, Campinápolis e Gaúcha do Norte.

Os postulantes precisam estar em plena saúde e com idade entre 18 a 70 anos. A seleção será rigorosamente fiscalizada por órgãos controladores como Ministério Público Federal, Controladoria Geral da União (CGU) e a Polícia Federal.
 
João ressaltou que o Incra com apoio do presidente Bolsonaro já titularizou 1.100 famílias no Araguaia em assentamentos de Querência, Ribeirão Cascalheira, Campinápolis, Novo São Joaquim e Nova Xavantina. “São assentados que ainda não tinham o título de posse e agora podem ampliar suas propriedades”, completou. Segundo o chefe do Incra, o órgão mantém como clausula pétrea de que os beneficiados com as terras desapropriedas não possam vendê-las como acontecia no passado.

Já na cidade de Barra do Garças, o Incra disse que o edital da fazenda Passa Vinte foi interrompido e deve ser refeito após apreciação dos órgãos fiscalizadores. As famílias acampadas na área têm preferência de assentamento finalizou João Gomes.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet