Domingo, 28 de fevereiro de 2021
informe o texto

Notícias | Cidades

Veterinário de Confresa ressalta cuidados que a população deve ter após cidade ter focos de leishmaniose

Existem focos da doença no município de Confresa e alguns já foram constatados na zona rural

14/01/2021 | 08:00

Redação Olhar Alerta

Veterinário de Confresa ressalta cuidados que a população deve ter após cidade ter focos de leishmaniose

Ferida de leishmaniose na pele humana

Foto: Reprodução

A cidade de Confresa apresentou, nos últimos meses, alguns focos de leishmaniose em animais, e essa doença pode acarretar diversos problemas para a população.

Em entrevista à redação do site Olhar Alerta, Tiago Morais, médico veterinário da Vigilância Sanitária, disse que a leishmaniose é uma doença transmitida do animal para o ser humano por meio do conhecido mosquito palha. Trata-se de um parasita que pode se instalar na pele do ser humano e evoluir para os órgãos.

O animal pode conviver anos com a enfermidade e não apresentar nenhum sinal, contudo, dentre seus sintomas estão problemas de pele, oculares e ainda, unhas que crescem fora do comum. Já no ser humano, a pele pode manifestar uma ferida que parece uma picada, contudo, ela cresce rapidamente e tem o formato redondo, além de sudorese noturna, febre, dores abdominais e distensão do abdômen.

A leishmaniose pode causar a morte tanto de animais como de seres humanos, mas Tiago explica que o custo do tratamento para os bichos é alto e nem sempre eficaz. Na maioria das vezes, é necessário que ele seja sacrificado.

O ser humano que perceber os sintomas deve procurar uma unidade de saúde para dar início ao tratamento.

Tiago ressaltou que, em poucos meses, diversos casos de leishmaniose, em especial em crianças, foram notificados. Existem focos da doença no município de Confresa e alguns já foram constatados na zona rural. O proprietário que perceber os sintomas em seus animais deve procurar um veterinário para que uma coleira que afaste mosquitos transmissores seja colocada em seu mascote, após isso novas providências devem ser tomadas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet