Quinta-feira, 28 de março de 2024
informe o texto

Notícias | Política

Secretário diz que em 15 dias MT não deve ter mais leitos de UTI

Afirmação foi feita nesta quinta-feira durante debate sobre voltas às aulas, na Secretaria de Educação

15/01/2021 | 09:10

Mídia News

Secretário diz que em 15 dias MT não deve ter mais leitos de UTI

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo: retorno das aulas presenciais

Foto: Secom-MT

O secretário de Estado de Saúde Gilberto Figueiredo afirmou nesta quinta-feira (14) que dentro de 15 dias Mato Grosso não deve ter mais leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) disponíveis para pacientes com o novo coronavírus. 

A afirmação foi feita durante uma reunião na Secretaria de Estado de Educação (Seduc) para debater o modelo do retorno às aulas em Mato Grosso no dia 8 de fevereiro: sistema híbrido (50% dos alunos na sala de aula) ou não presencial (on-line e off-line). 

Na reunião, Figueiredo disse que não considera este momento seguro para o retorno às aulas presenciais. 

“Essa volta com segurança deve estar alicerçada na redução substancial de casos de Covid-19”, afirmou.

De acordo com os dados apresentados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), Mato Grosso registrou mais de 4,6 mil casos de Covid-19 somente neste ano, com aumento também em internações em hospitais das redes pública e privada. 

A taxa de ocupação de leitos de UTI estava em 66,75% na manhã desta quinta-feira. Os números da SES revelam ainda que, dos 194 mil casos do novo coronavírus, 11.595 são de pessoas com até 17 anos, ou seja, na faixa etária escolar. 

Também participaram da reunião,os deputados estaduais Wilson Santos e Valdir Barranco, o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Neurilan Fraga, o promotor de Justiça Miguel Slhessarenko, o presidente do Sindicado dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep), Valdeir Pereira, além de representantes do Fórum Estadual de Educação, União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso (Undime), União Estadual dos Estudantes (UEE) e de sindicatos ligados à educação. 

Decisão final 

Nesta sexta-feira (15), os secretários de Educação e de Saúde vão se reunir com o governador Mauro Mendes (DEM) para tomar uma decisão definitiva sobre o retorno das aulas no Estado. 

Serão apresentados ao governador o resultado das enquetes feitas com pais, profissionais da educação e com os estudantes, além do posicionamento de representantes de várias entidades que participaram do debate nesta quinta-feira. 

O secretário de Educação Alan Porto disse que as escolas estão preparadas para a retomada das aulas no dia 8 de fevereiro, seja qual for o modelo definido.   

“O objetivo desta reunião de hoje foi ampliar o diálogo, ouvir os envolvidos neste processo e, principalmente, ouvir os especialistas de saúde. Estamos muito preocupados com o atual cenário da pandemia”, disse. 

Porto disse ainda que desde o início do ano os dados da pandemia são acompanhados pela Seduc, junto aos técnicos da SES. 

“Sempre deixei muito claro que estamos de olho nos números e que a decisão sobre o retorno às salas de aula seria tomada da forma mais responsável possível”, completou Alan.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet