Quarta-feira, 24 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Política

Casa Civil: “Risco de faltar cilindros de oxigênio em MT é zero”

Mauro Carvalho disse que estoque de hospitais está sob controle e defendeu decreto de Mendes

21/01/2021 | 09:20

Mídia News

Casa Civil: “Risco de faltar cilindros de oxigênio em MT é zero”

O secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho

Foto: Reprodução

O secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, afirmou nesta quarta-feira (20) que Mato Grosso não corre o risco de ter uma crise por falta de cilindros de oxigênio nos hospitais, como no caso vivido pela população de Manaus (AM) há semanas. 

Em entrevista à Rádio CBN Cuiabá, Carvalho disse que, assim que soube da situação no Amazonas, entrou em contato com o secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, que garantiu já ter se antecipado e entrado em contato com as unidades de saúde e com os fornecedores do Estado. 

“Ele já tinha se antecipado e estamos com estoques abastecidos no Hospital Metropolitano, em todos os polos e hospitais regionais. Não temos risco de falta de oxigênio em Mato Grosso. Nenhum. Os estoques estão controlados tanto nas unidades de saúde do Estado como nos nossos fornecedores”, afirmou.

O secretário disse, ainda, que todos os fornecedores garantiram que a situação está controlada e que irão manter o fornecimento normal de cilindros para as unidades de saúde, sejam elas instituições públicas ou privadas. 

“De forma nenhuma passaríamos uma informação para a sociedade que não fosse verdadeira. Não corremos o risco que Manaus passa", disse. 

"Estamos com abastecimento garantido, com os estoques garantidos e o risco de se faltar oxigênio em Mato Grosso é zero”, acrescentou. 

Decreto 

Mato Grosso tem vivenciado um aumento no número de casos, internações e mortes por Covid-19. 

A situação acendeu um alerta no governador Mauro Mendes, que baixou um decreto no início desta semana restringindo eventos sociais, confraternizações, festas, shows e atividades em casas noturnas ou bares pelos próximos 45 dias.

O chefe da Casa Civil saiu em defesa da medida. Disse que parte da sociedade age como se a pandemia do novo coronavírus tivesse acabado. 

“A vacina que chegou a Mato Grosso atende a um mínimo de pessoas necessárias. A pandemia continua sufocando pessoas queridas, que estamos perdendo na sociedade. Temos que ter uma responsabilidade muito grande no uso de máscara, no respeito ao distanciamento”, afirmou.

Carvalho ainda criticou duramente a postura dos mais jovens que, segundo ele, tem participado de eventos sem o mínimo de respeito às medidas de biossegurança. 

Como exemplo, citou vídeos e fotos que chegaram ao conhecimento do Estado sobre festas que aconteciam de sexta a domingo na região do Coxipó do Ouro. 

“As festas começavam às 23h, acabavam 8h e você via os vídeos e fotos com mil, até 1,5 mil pessoas, e não via um jovem com máscara. Parece que os jovens têm um constrangimento em usar a máscara nos eventos que eles participam. Então, todas as fotos e vídeos que você vê em eventos com 50 pessoas, 100 pessoas, mil pessoas, é todo mundo sem máscara, aglomerado”, criticou. 

Segundo o secretário, se as pessoas tivessem consciência e mantivessem o uso de máscaras e o distanciamento nos eventos que participassem, os casos não teriam aumentado e o governador não precisaria ter editado tal decreto. 

“O decreto visa proteger toda a população mato-grossense. Não queremos ver esses índices de mortes que estamos tendo no Estado”, disse. 

“A sociedade tem que entender que a pandemia está curso no mundo todo e as pessoas têm que continuar respeitando as regras sanitárias, o distanciamento social e só assim vamos contribuir com os índices de queda dessa pandemia”, completou.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet