Quinta-feira, 28 de março de 2024
informe o texto

Notícias | Política

Governo diz que sistema híbrido é "decisão acertada" para retorno

Em Cuiabá, aulas nas escolas particulares retornam a partir do próximo dia 1º de fevereiro

28/01/2021 | 09:16

Mídia News

Governo diz que sistema híbrido é

O secretário de Saúde Gilberto Figueiredo e o governador Mauro Mendes

Foto: Reprodução

O governador Mauro Mendes (DEM) afirmou que o sistema de ensino híbrido é "decisão acertada" para o retorno das aulas presenciais nas escolas públicas e privadas. De acordo com ele, o Estado vai providenciar material impresso para os alunos da rede pública que não possuem acesso a internet. 

Mendes e o secretário estadual de Saúde (SES), Gilberto Figueiredo, concordaram que a rede particular terá melhores condições de atender as medidas de prevenção contra o novo coronavírus. 

Eles falaram sobre o tema durante evento no Centro de Triagem Covid-19, na Arena Pantanal, em Cuiabá. Na ocasião o Governo anunciou a troca dos testes rápidos para outro modelo mais eficaz e com mais precisão. 

"Já decidimos semanas atrás que o Governo não implementaria na rede estadual a volta presencial e sim a volta através de um dispositivo online. Nós desenvolvemos muito essa tecnologia e estamos aprimorando. Agora vamos oferecer material de alta qualidade de forma imprensa para muitos alunos que não têm acesso às redes. O Governo considera neste momento que todos os prefeitos que estiverem nessa linha [do ensino híbrido] é uma decisão acertada", afirmou o governador. 

Gilberto ressaltou o prejuízo no processo de aprendizagem dos alunos e disse acreditar que o poder público municipal e a Vigilância Sanitária fiscalizarão de forma correta o retorno presencial nas escolas. 

"O sistema híbrido traz menos risco do que 100% presencial. O Estado editou boletins técnicos para orientar os gestores na área da Educação para amenizar os riscos. Acredito que a rede particular tem mais condições de atender a esses requisitos do que a rede pública, que tem número muito grande de alunos em sala de aula. Acho que é possível retomar desde que se adote as medidas recomendadas. Tenho certeza que as escolas particulares vão atender os recursos necessários", disse o secretário. 

Retomada das aulas em Cuiabá 

O prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB) anunciou no dia 25 a retomada das atividades escolares na rede pública municipal e privada, em sistema híbrido. A decisão foi publicada no Decreto nº 8.315.  

Com isso, as unidades educacionais devem, obrigatoriamente, apresentar à Prefeitura de Cuiabá um plano estratégico para a retomada segura das atividades. 

Segundo o prefeito, na rede pública, a retomada deve ocorrer a partir do dia 8 de fevereiro, sendo que, até março, as aulas seguem de forma remota e, em abril, na modalidade híbrida. 

Já para os estabelecimentos privados, no ensino fundamental e médio, o retorno pode acontecer, remotamente, no dia 1º de fevereiro e, a partir de março, com a adoção do sistema híbrido.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet