Sábado, 20 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Agro

Água Boa e Santa Cruz do Xingu decretam toque de recolher para conter avanço da Covid

Até a terça-feira (26), o estado contabilizava mais de 210 mil casos confirmados da Covid-19 e ultrapassou a marca de 5 mil mortes

29/01/2021 | 07:11

G1

Água Boa e Santa Cruz do Xingu decretam toque de recolher para conter avanço da Covid

A cidade de Santa Cruz do Xingu, região Norte Araguaia

Foto: Reprodução

Para tentar conter os casos de coronavírus (Covid-19) entre os moradores, os municipios de Água Boa e Santa Cruz do Xingu e mais outros 25, dos 141 municípios de Mato Grosso decretaram toque de recolher desde o começo deste mês.

Até a terça-feira (26), o estado contabilizava mais de 210 mil casos confirmados da Covid-19 e ultrapassou a marca de 5 mil mortes. Em geral, os moradores são proibidos de circular nas cidades entre o final da noite, a partir de 22h, até o fim da madrugada, às 5h.

Apesar dos decretos serem individuais, eles seguem critérios parecidos: não valem para os órgãos de segurança, vigias noturnos, delivery, farmácias e drogarias de plantão, profissionais na área da saúde e funcionários de empresa privada que estejam trabalhando no período noturno.

Alem dos dois municípios do Araguaia, as outras 25 cidades de Mato Grosso que seguiram a mesma linha estão as cidades de Paranatinga; Glória D’ Oeste; Apiacás; Vila Bela da Santíssima Trindade; Nova Monte Verde; Nova Olímpia; São José do Rio Claro; São José dos Quatro Marcos; Mirassol D’Oeste; Lambari D’Oeste; Juara; Nossa Senhora do Livramento; Aripuanã; Colíder; Cáceres; Indiavaí; Nova Bandeirantes; Nova Marilândia; Nova Ubiratã; Jangada; Arenápolis; Diamantino; Campos de Júlio; União do Sul e Alto Paraguai.

Na semana passada, o governo de Mato Grosso editou decreto com novas medidas para prevenção e avanço do contágio da Covid-19 no estado, após o aumento da média móvel de casos, internações hospitalares e mortes pela doença.

De acordo com o decreto, pelos próximos 45 dias fica proibida a realização de eventos sociais, festas, shows, atividades em casas noturnas e confraternizações com mais de 100 pessoas em espaços privados ou públicos, “inclusive o uso de logradouros públicos, onde haja aglomeração e consumo de bebidas alcoólicas”.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta terça-feira (26), 210.567 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 5.019 óbitos em decorrência do coronavírus no estado.

Foram notificadas 1.563 novas confirmações de casos de Covid-19 e 26 mortes nas últimas 24 horas. Dos 210.567 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 7.696 estão em isolamento domiciliar e 196.826 estão recuperados. Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 273 internações em UTIs públicas e 307 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 67,92% para UTIs adulto e em 35% para enfermarias adulto.

Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (45.776), Rondonópolis (14.034), Várzea Grande (13.898), Sinop (11.118), Tangará da Serra (9.225), Sorriso (9.077), Lucas do Rio Verde (8.440), Primavera do Leste (6.428), Cáceres (4.908) e Nova Mutum (4.421).

VACINAS - O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, afirmou nesta terça-feira (26) que 80% dos profissionais de saúde do estado devem ser imunizados com as três remessas de vacina recebidas nos últimos dias, que totalizam 161.160 doses.

Na segunda-feira (18), Mato Grosso recebeu 126.160 doses de Coronavac. O volume foi dividido para a primeira e segunda dose da imunização. A metade desta quantia foi enviada aos municípios e o restante está armazenado nos depósitos do estado para serem entregues no período de tomar a segunda dose.

No ultimo domingo (24) chegaram mais 24 mil doses da vacina AstraZeneca, de Oxford. O quantitativo foi encaminhado pelo Ministério da Saúde e foi totalmente destinado aos trabalhadores que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus. Já na segunda-feira (25), um carregamento com 11 mil doses da vacina Coronavac chegou em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet