Quarta-feira, 24 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Agro

Opção lucrativa após colheita da soja, produção de gergelim cresce 132% em Canarana

Área plantada da cultura de segunda safra mais do que triplicou em comparação com a temporada anterior, chegando a 175 mil hectares no Estado

29/01/2021 | 07:18

Globo Rural

Opção lucrativa após colheita da soja, produção de gergelim cresce 132% em Canarana

Plantação de gergelim

Foto: Reprodução

O produtor Robson Gonçalves, 38 anos, começou a plantar gergelim na safrinha de 2017/2018, após a soja, em 70 dos 320 hectares da propriedade em Canarana. No ciclo seguinte, aumentou área para 200 hectares. Neste ano, assim como na safra 2019/2020, ele vai usar toda a área para cultivo de gergelim após a colheita da soja.

No início, o gergelim surgiu como uma opção pelo atraso nas chuvas, que impossibilitou o plantio da safrinha de milho. “Depois, (a área plantada) foi aumentando pela lucratividade que ele agregou. Até este ano, para a safrinha, já optamos direto pelo gergelim mesmo com os preços atrativos do milho”, conta o produtor.

Não é apenas a área do Gonçalves que está crescendo. Introduzido na temporada 2017/2018 como uma alternativa de custo reduzido para a segunda safra após o plantio de soja, o gergelim registrou um crescimento de 132% no ciclo 2019/2020 no Estado, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet