Sexta-feira, 29 de março de 2024
informe o texto

Notícias | Educação

Candidato não faz Enem digital em casa e ainda usa caneta na prova; veja mitos sobre a nova versão do exame

Posts em redes sociais demonstram que candidatos ainda têm dúvida sobre o funcionamento da nova versão

30/01/2021 | 08:42

G1

Candidato não faz Enem digital em casa e ainda usa caneta na prova; veja mitos sobre a nova versão do exame

A prova do Enem versão digital

Foto: Reprodução

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 terá a primeira versão digital da história da prova. Exatamente por ser um formato estreante, ainda há dúvidas sobre as regras básicas e a dinâmica da avaliação.

Abaixo, o G1 esclarece, a partir de posts de estudantes, 8 informações que estão circulando nas redes sociais:

CANETA PRETA

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o uso da caneta preta de tubo transparente é obrigatório. Apesar de a prova ser digital, a redação é manuscrita, não digitada.

PROVA EM CASA

O Enem digital será aplicado em locais designados pelo Inep. Ninguém fará a prova em casa.

O presidente do Inep, Alexandre Lopes, afirma que até há condições para fazer uma prova remota - existem tecnologias como câmeras que checam se o candidato está tentando colar ou obter vantagem indevida.

"Nós não pensamos em fazer no momento, mas é o natural pelo avanço da tecnologia. É um processo mundial. O que a tecnologia vai trazer de possibilidade no futuro é difícil de prever".

USO DE MÁSCARA

O uso de máscara é obrigatório, por causa da pandemia. Segundo o presidente substituto do Inep, Camilo Mussi, haverá 25 candidatos por sala, em média. Ou seja: é essencial se proteger da infecção.

Os demais protocolos contra a Covid-19 também devem ser respeitados, como o distanciamento entre as mesas, a disponibilização de álcool em gel e a ventilação natural no ambiente.

VERSÕES DIFERENTES DA PROVA

Neste ano, serão três versões diferentes do Enem:
  • impressa, em 17 e 24 de janeiro;
  • impressa, em 23 e 24 de fevereiro, na reaplicação do exame (para candidatos do Amazonas, por exemplo, onde a prova foi adiada; privados de liberdade; afetados por problemas logísticos, como falta de luz no local de prova; e pessoas com doenças infectocontagiosas);
  • digital, em 31 de janeiro e 7 de fevereiro.
  • São questões e temas de redação diferentes. O nível de dificuldade, por outro lado, é sempre o mesmo, por causa da Teoria de Resposta ao Item.

ALTERNATIVAS COM CLIQUE

É verdade: o candidato clicará na alternativa certa e depois salvará a resposta no computador. Não será necessário pintar o gabarito.

ESPAÇO PARA FAZER CONTA

Os candidatos do Enem digital receberão, sim, uma folha de rascunho para fazer contas. Por causa disso e e da redação manuscrita, é importante levar a caneta preta de tubo transparente.

COMPUTADORES EXTRAS

Segundo o Inep, haverá, sim, computadores para todos. Inclusive, cada local de prova terá máquinas extras que podem substituir as que apresentarem problemas.

Se alguma quebrar, um técnico de informática disponível na sala avaliará a possibilidade de transferir o candidato para outro computador. Se o procedimento demorar menos de 15 minutos, o estudante pode terminar a prova. Caso leve mais tempo, ele terá de fazer a reaplicação do Enem em fevereiro.

COLA

Conforme o que foi explicado acima, não há a possibilidade de fazer a prova em casa.

Para impedir a cola nos locais do exame, os computadores não terão acesso à internet nem lerão CDs ou dispositivos conectados por cabo USB. O candidato também não conseguirá usar programas de edição de texto (como Word) ou calculadora.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet