Quinta-feira, 25 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Agro

Resfriadores, grades de arado e despolpadoras são entregues para produtores familiares de Porto Alegre do Norte

Outros produtores do município poderão fazer uso dos maquinários, sendo necessário apenas o cadastramento prévio junto à Secretaria de Agricultura do município

01/02/2021 | 08:35

AGR Notícias

Resfriadores, grades de arado e despolpadoras são entregues para produtores familiares de Porto Alegre do Norte

O maquinário recebido pela prefeitura

Foto: Reprodução

Um conjunto de equipamentos destinados à fruticultura e pecuária, foi entregue no final deste mês de Janeiro de 2020 para produtores familiares de Projetos de Assentamentos em Porto Alegre do Norte-MT, no norte Araguaia. Foram cinco resfriadores de leite, duas grades de arado e duas despolpadeiras.

As grades e os resfriadores (para 1.000 lt cada) foram repassados pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SEAF), através do Programa “Mais Mato Grosso” do Governo do Estado, no dia 21 de janeiro e, conforme o Secretário de Agricultura de “Porto Alegre” Pedro Inácio Nunes Lima Neto, os equipamentos estão sendo entregues para cinco assentamentos do município.

Já as despolpadeiras foram adquiridas com recursos próprios do município (a um custo de R$ 2.500 cada) e também serão destinadas aos assentamentos. Uma das máquinas já foi entregue em comodato, no dia 18 de janeiro no PA Uirapuru, para o produtor Paulo Henrique Carlos de Oliveira, que produz cerca de 80 kg de maracujá por dia em mais de 670 pés da fruta em sua propriedade. Além da mão de obra familiar, a atividade gera três empregos indiretos.

O produtor comercializa sua produção na região em torno do município, contudo, por vezes precisava realizar o descarte de parte da produção devido a impossibilidade de beneficiamento. “Esse era um projeto que tínhamos para evitar que a fruta nessas propriedades destes produtores familiares fosse jogada fora. Às vezes por um defeito na casca do maracujá ele perdia valor comercial, e agora ele pode aproveitar “, salienta Pedro.

Outros produtores do município poderão fazer uso dos maquinários, sendo necessário apenas o cadastramento prévio junto à Secretaria de Agricultura do município. A outra despolpadeira adquirida será entregue para assentados do PA Liberdade.

“Há uma grande dificuldade dos produtores de adquirir maquinários, por causa do valor, e fica às vezes inviável desses produtores estarem trabalhando. Através da Secretaria, juntamente com o Governo do Estado, conseguimos estes maquinários para facilitar a vida do produtor, com custo praticamente zero”, finaliza Pedro.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet