Sábado, 27 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Política

Mendes e mais 8 governadores pedem reabertura de leitos do SUS

Governadores compõem Consórcio da Amazônia Legal e destacam sobrecarga dos sistemas hospitalares

08/02/2021 | 09:30

Mídia News

Mendes e mais 8 governadores pedem reabertura de leitos do SUS

O governador Mauro Mendes: a favor de reabertura de leitos do SUS

Foto: Reprodução

O governador Mauro Mendes (DEM) e outros oito governadores que compõem o Consórcio da Amazônia Legal assinaram neste domingo (7) uma carta dirigida à Nação Brasileira, em que pedem a retomada imediata da habilitação dos leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) para o enfrentamento da pandemia da Covid-19. 

Na “Carta da Amazônia à Nação Brasileira”, os governadores da Amazônia Legal agradecem a todos pela solidariedade com a população da região, em face do momento difícil porque os Estados atravessam, principalmente, no que diz respeito à sobrecarga dos sistemas hospitalares. 

“Destacamos, em especial, o empenho de todos os Estados brasileiros e dos seus profissionais que estão recebendo e cuidando de pacientes oriundos da nossa região. Enfatizamos que, neste momento, é vital a retomada da habilitação de leitos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), sob pena de se agudizar o problema do subfinanciamento em meses decisivos no enfrentamento à pandemia”, destacam os chefes dos Executivos Estaduais.

Assinam a carta, além de Mendes, os governadores do Maranhão, Flávio Dino; do Acre, Gladson de Lima Cameli; do Amapá, Antônio Waldez Góes da Silva; do Amazonas, Wilson Miranda Lima; do Pará, Helder Zahluth Barbalho; de Rondônia, Marcos José Rocha dos Santos; de Roraima, Antonio Denarium; e do Tocantins, Mauro Carlesse. 

Para os gestores, o momento é decisivo, pois os Estados estão diante de um novo crescimento expressivo do número de casos da Covid-19 e se faz necessário que o Governo Federal reabilite leitos SUS para o enfrentamento à pandemia. 

Os gestores também enfatizaram a necessidade da retomada do auxílio emergencial, “pois a persistência da pandemia gera múltiplos efeitos econômicos e sociais, demandando medidas compensatórias para as famílias”. 

Confira abaixo a carta na íntegra: 

CARTA DA AMAZÔNIA À NAÇÃO BRASILEIRA 

Pela retomada imediata da habilitação de leitos SUS e outras medidas urgentes frente à pandemia na região. 

Senhoras e Senhores, 

1. Em nome da Amazônia brasileira, nós, governadores da Amazônia Legal, dirigimo-nos a todos para agradecer a solidariedade com a nossa população, em face do difícil momento que atravessamos, notadamente com a sobrecarga dos sistemas hospitalares. Destacamos, em especial, o empenho de todos os Estados brasileiros e dos seus profissionais que estão recebendo e cuidando de pacientes oriundos da nossa região. 

2. Enfatizamos que, neste momento, é vital a retomada da habilitação de leitos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), sob pena de se agudizar o problema do subfinanciamento em meses decisivos no enfrentamento à pandemia. 

3. Do mesmo modo, temos a expectativa de que ocorra a retomada imediata do auxílio emergencial, pois a persistência da pandemia gera múltiplos efeitos econômicos e sociais, demandando medidas compensatórias para as famílias. 

4. Certos de contarmos com a célere resposta do Governo Federal e com o apoio das autoridades brasileiras, agradecemos os esforços de todos. 

FLÁVIO DINO - Governador do Estado do Maranhão Presidente do Consórcio 

GLADSON DE LIMA CAMELI - Governador do Estado do Acre 

ANTÔNIO WALDEZ GÓES DA SILVA - Governador do Estado do Amapá 

WILSON MIRANDA LIMA - Governador do Estado do Amazonas 

MAURO MENDES FERREIRA - Governador Estado do Mato Grosso 

HELDER ZAHLUTH BARBALHO - Governador do Estado do Pará 

MARCOS JOSÉ ROCHA DOS SANTOS - Governador do Estado de Rondônia 

ANTONIO DENARIUM - Governador do Estado de Roraima 

MAURO CARLESSE - Governador do Estado do Tocantins

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet