Quarta-feira, 24 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Política

Mendes espera fechar compra de vacinas até 6ª, mas depende de aval do MS

Sem autorização da União, Estado teria que repassar doses para serem distribuídas todo o Brasil

19/02/2021 | 08:13

Mídia News

Mendes espera fechar compra de vacinas até 6ª, mas depende de aval do MS

Lote da vacina da AstraZeneca sendo desembarcada em Cuiabá

Foto: Reprodução

O governador Mauro Mendes (DEM) afirmou que espera concretizar, até sexta-feira (19), a compra de 1,5 milhão de doses de vacina contra a Covid-19 junto a dois laboratórios com os quais o Estado já possui negociação avançadas. 

Segundo ele, a partir daí, o Governo depende apenas do aval do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para garantir que os imunizantes fiquem no Estado e não seja obrigatório o repasse ao órgão federal para distribuição no País inteiro, dentro do Plano Nacional de Imunização. 

Essa autorização é necessária porque, atualmente, toda compra de vacina deve ser feita apenas pelo Ministério da Saúde. Até o momento, o órgão encaminhou para Mato Grosso pouco mais de 191 mil doses para serem distribuídas aos 141 municípios.

“Há mais de um mês estamos correndo atrás, com carta para lá e para cá. Mas se for para comprar para entregar e distribuir no Brasil inteiro, não tem muita lógica”, disse. 

“Agora, ele disse que se alguém conseguir comprar, pode entregar e o Governo Federal paga e coloca no Plano. Se for assim, não tem problema. Porque eu não vou pagar para distribuir vacina para todos os brasileiros”, completou Mendes. 

Conforme Mendes, o Estado tem os recursos disponíveis e dará publicidade ao nome dos laboratórios que entregarão as vacinas assim que o processo for concretizado. 

“Ainda não posso dizer quais [são os laboratórios] porque ainda não foi concretizado, mas devemos fechar entre hoje e amanhã, e vamos dar publicidade. Mas vou depender, então, dessa posição final do Ministério da Saúde para garantir que nós tenhamos esse 1,5 milhão de vacinas aqui para Mato Grosso”, concluiu. 

R$ 100 mi em caixa 

Nesta manhã, em entrevista à Rádio CBN Cuiabá, o secretário de Estado de Fazenda, Rogério Gallo, afirmou que o Estado já tem valores reservados para a compra das doses de vacina. 

“A gente já tinha alocado no orçamento algo em torno de R$ 100 milhões para comprar doses suficientes para imunizar quase metade da população. Isso só com recursos do Estado”, afirmou. 

Conforme o secretário, a aquisição inicial de de 1,5 milhão de doses daria condições de vacinar quase um quarto da população do Estado. 

“O que dá, pelo menos, toda a população acima de 50 anos de idade”, completou.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet