Quinta-feira, 28 de março de 2024
informe o texto

Notícias | Política

Vereador confirma interesse de Vila Rica em sediar Hospital Regional e encerrar embate entre Confresa e Porto Alegre

Mesmo correndo por fora contra Porto Alegre do Norte e Confresa, a cidade de Vila Rica ja tem quase toda a estrutura necessária para o hospital

25/02/2021 | 08:23

Eldorado FM

Vereador confirma interesse de Vila Rica em sediar Hospital Regional e encerrar embate entre Confresa e Porto Alegre

O Hospital Municipal de Vila Rica

Foto: Reprodução

indecisão do local para construção do Hospital Regional do Norte Araguaia, ganhou um novo ingrediente nesta terça feira, dia 23 de fevereiro, representantes políticos da cidade de Vila Rica, a segunda maior da região confirmaram que vão entrar na disputa que se arrasta a anos entre Porto Alegre do Norte e Confresa e com grande indefinição por parte do Governo do Estado.

Mesmo correndo por fora, devido a questão logística, neste caso Porto Alegre do Norte leva vantagem por estar mais bem centralizada, e populacional neste caso Confresa tem vantagem por ser maior, Vila Rica tem o melhor IDH e o melhor padrão de vida da região, e ainda tem duas vantagens enormes sobre os concorrentes, a primeira é estrutural, já que o atual Hospital Municipal é novo e segue os padrões do SUS tendo espaço para expansão e já esta em funcionamento.

A outra vantagem seria que a cidade já tem uma pista homologada pela ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil tão ncessaria para ações como esta, mesmo em desvatangem. o argumento usado pelso vilariquenses é que tudo seria mais barato e o hospital também poderia atender mediante pactuação do SUS, os quase 70 mil habitantes do municipio de Santana do Araguaia, que estão do lado paraense numa distancia equivalente a de Vila Rica até Porto Alegre do Norte.

O vereador e vice- presidente da Camara de Vila Rica, Clebinho Lourenço (PL) confirmou o interesse do município em sediar o hospital e reforçou que não importa qual cidade ganhe a disputa “O que importa é que vidas precisam serem salvas e com a implantação do hospital com certeza vão ser, por isso vamos entra na briga para que isso se defina o mais rápido possivel.”

Clebinho Lourenço disse também que com a implantação do Hospital Regional, a população da região Norte Araguaia vai poder ter uma condição mais digna de tratamento, e os municípios da região vão poder economizar recursos para aplicarem em outros setores, ele salientou ainda que a questão de logística é o menor problema, a distancia entre Vila Rica e Confresa ou Porto Alegre do Norte, “É muito, mas muito menor” que deslocar os pacientes para qualquer outra unidade do estado.

O tão sonhado Hospital Regional do Norte do Araguaia, inicialmentes estava previsto para ser construído na cidade, Porto Alegre do Norte, os ex governadores Silval Barbosa e Pedro Taques até chegaram a lançar duas vezes a pedra fundamental da obra. porem a atual gestão de Confresa entrou na briga por questões politicas e a situação acabou só aumentando a indefinição e o atraso, a entrada de Vila Rica na disputa deve fazer o entrave ser decidido com mais rapidez, sendo assim a terceira via deve ser um ponto positivo na decisão.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet