Quinta-feira, 18 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Política

Mendes convoca prefeitos para reunião e pede medidas severas

Governador diz que Estado está no limite da capacidade de abertura de novas UTIs

01/03/2021 | 08:53

Mídia News

Mendes convoca prefeitos para reunião e pede medidas severas

O governador Mauro Mendes, que quer medidas mais duras na pandemia

Foto: Reprodução

O governador Mauro Mendes (DEM) convocou os prefeitos dos 141 municípios de Mato Grosso para uma reunião virtual na segunda-feira (1º), onde devem discutir a implantação de medidas mais rigorosas para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus. 

Na última semana, a taxa de ocupação das UTIs no Estado chegou a 83,7%.  

Em áudio enviado aos gestores, Mendes afirmou estar preocupado com a situação da Covid-19 em Mato Grosso. Ele também ressaltou que o Estado está no limite da capacidade de abertura de novos leitos de UTI, já que não há mais profissionais e aparatos necessários.  

"Não tem jeito, teremos que tomar medidas diferentes, senão teremos uma pandemia muito grave se alastrando, em consequência do que todo mundo está vendo. Se continuar do jeito que está aí, todo mundo normal, todo mundo levando a vida como se nada tivesse acontecendo, bares e casas noturnas cheios... São atividades que merecem nosso respeito, mas não podemos ter aglomerações, senhores. Está comprovado", afirmou.

Ainda na segunda-feira, o governador também deve se reunir com os chefes do Ministério Público Estadual (MPE), Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa e Tribunal de Contas Estadual (TCE). 

Nesta sexta (26), o MPE pediu à Justiça que ordene às prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande a adoção de medidas sanitárias mais restritivas por 14 dias. A publicação de novos decretos deve acontecer no prazo de 24 horas.   

O pedido foi realizado pelo promotor de Justiça Alexandre Guedes, da 7ª Promotoria de Justiça Cível de Cuiabá, e encaminhado à 1ª Vara de Fazenda Pública de Várzea Grande - Especializada de Saúde. 

Para Mendes, é hora de "tomar uma decisão um pouco diferente" do que está sendo visto nos últimos meses.  

"No mundo inteiro vocês estão vendo, na mídia internacional e nacional, que outros estados já estão mais críticos que o nosso. Outros países já fizeram isso [de impor medidas restritivas], o mundo inteiro está fazendo isso e, pelo jeito, não vai ter como não adotarmos medidas um pouco mais severas", ressaltou. 

Toque de recolher em Cuiabá  

O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) informou nesta sexta (26), que deve retomar o toque de recolher em Cuiabá e aguarda a decisão da Justiça sobre o pedido feito MPE.  

O prefeito afirmou que aguarda informações essenciais de pneumologistas, sanitaristas, médicos e do Ministério da Saúde para saber como e quais medidas que podem ser tomadas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet