Quinta-feira, 25 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Agro

Dois novos focos de raiva bovina são identificados em Água Boa

O último foco da doença no município foi registrado a apenas uma semana

26/03/2021 | 07:07 - Atualizada em 26/03/2021 | 07:25

AGR Notícias

Dois novos focos de raiva bovina são identificados em Água Boa

Gado

Foto: Reprodução

Dois novos focos de raiva bovina foram identificados no município de Agua Boa – MT. Um deles na região conhecida como “Visão” e outro no Vau dos Gaúchos, na divisa com o PA (Projeto de Assentamento) Jaraguá. Nos dois casos somados, sete animais vieram a óbito pela doença. A informação é da Regional do Indea (Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso) em Agua Boa.

O último foco da doença no município foi registrado a apenas uma semana, quando nove bezerros de uma mesma propriedade localizada entre o PA Jaraguá e a região da “Visão” morreram pela doença. Os dois novos focos registrados nesta segunda-feira (22/03) apontam que em uma propriedade,  próxima aos focos anteriores, dois equinos morreram pela doença. O proprietário tem o hábito de manter o rebanho sempre vacinado contra a zoonose, mas não havia realizado a vacinação dos equinos.

No segundo foco identificado nesta semana, no Vau dos Gaúchos, em um propriedade afastada dos outros focos, três bovinos e dois equinos morreram. A vacinação dos animais contra a doença não teria sido realizada no caso. O Médico Veterinário do Indea, Francisco Souto, diz que os novos focos causam preocupação, já que o raio de alcance da doença está aumentando.

A incidência de focos longe um dos outros, demonstra que o morcego transmissor da doença circula em várias regiões do município. O Instituto salienta que, com os novos focos, todas as propriedades dentro do PA Jaraguá e da região do Vau dos Gaúchos, devem vacinar contra a Raiva todas as espécies susceptíveis. A revacinação deve ocorrer após 30 dias e o produtor deve apresentar Nota Fiscal das vacinas ao Indea.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet