Quinta-feira, 25 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Agro

Água Boa produziu mais de 11 milhões de sacas de soja na safra 2020/21

Na cultura do milho, os trabalhos de semeadura estão finalizados

13/04/2021 | 07:46

AGR Notícias

Água Boa produziu mais de 11 milhões de sacas de soja na safra 2020/21

Colheita de soja em Canarana

Foto: AGR Notícias

A safra da soja está concluída em Água Boa-MT. O levantamento é da Associação dos Engenheiros Agrônomos. Segundo o agrônomo Diego Kampff, foram plantados cerca de 190 mil hectares com a oleaginosa no município. Kampff disse que a produtividade final caiu para 58 sacas. Isso rendeu cerca de 11 milhões de sacas de soja na produção municipal na safra 2020/21.

Vários fatores influenciaram nesse número, como por exemplo, déficit hídrico desde a semeadura até a fase de enchimento de grãos. Depois, na colheita, vieram as chuvas em excesso. O resultado mostra um pequeno aumento sobre a produção da safra do ano passado, que foi de 10,6 milhões de sacas de soja. O incremento só não foi maior por conta das condições climáticas adversas.

A entidade lembra que quando se incorpora novas áreas, geralmente a produtividade não é excelente na primeira safra, pois as áreas ainda estão em fase de construção da fertilidade do solo.

Na cultura do milho, os trabalhos de semeadura estão finalizados. Segundo Diego Kampff, foram plantados cerca de 40 mil hectares de milho, contra 35 mil hectares da safra passada. Houve incremento de área na casa dos 14,3%. O milho foi prejudicado pelo veranico, pois muitas áreas estavam em estágio próximo ao pendoamento. Com o retorno das chuvas, as lavouras que tem plantas em estágios iniciais de 5 a 8 folhas se beneficiaram. Porém, as chuvas são irregulares e podem afetar a produtividade final do cereal.

No gergelim, segundo os agrônomos, foram semeados em torno de 23 mil hectares. Diego Kampff destacou que a área foi menor que a da safra passada, devido ao avanço do milho, principalmente pelos preços atrativos.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet