Segunda-feira, 14 de junho de 2021
informe o texto

Notícias | Agro

A cada 100 sacas de grãos produzidas em Mato Grosso, duas saem das terras de Canarana

Se as chuvas vierem e esse número se concretizar, Canarana deve produzir 768 mil toneladas de milho

16/04/2021 | 07:54

AGR Notícias

A cada 100 sacas de grãos produzidas em Mato Grosso, duas saem das terras de Canarana

Lavouora de milho

Foto: Reprodução

Com o término da colheita da soja e o plantio do milho e do gergelim concluídos, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Canarana-MT (Seagri), Cleyton Dias, anunciou o levantamento de área plantada no município com as três principais culturas.

Na cultura da soja foram plantados 275 mil hectares com a oleaginosa, com produtividade média de 55 sacas por hectare, gerando uma produção de 907 mil toneladas do grão. “A safra iniciou com alguns gargalos, com falta de chuva no início do plantio e replantio em algumas áreas. Na colheita tivemos excesso de chuva e desconto por conta da umidade. Mesmo assim foi uma safra recorde”, disse Cleyton Dias.

Com os preços da soja e do milho em patamares nunca alcançados, o produtor decidiu aumentar a área de milho e diminuir de gergelim na safrinha. Foram semeados 1.200 hectares de milho na primeira safra e 130 mil hectares na segunda safra, um aumento de 26% em relação ao ciclo anterior, quando foram plantados 96 mil hectares com milho em Canarana. Com isso, a área destinada para gergelim diminuiu de 85 para 55 mil hectares, uma queda de 46%.

A AGRNotícias, com dados do Imea (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária), fez um levantamento da perspectiva de produção de grãos em Canarana. Conforme o Imea, a produtividade de milho na região do Médio e Norte Araguaia, deve ficar em 97,65 sacas por hectare nesta safra. Se as chuvas vierem e esse número se concretizar, Canarana deve produzir 768 mil toneladas de milho.

A soma da produção de soja e milho no município, na safra 2020/21, deve alcançar 1,6 milhão de toneladas, representando por 2,36% da produção estadual estimada em 70,6 mi/t, e 0,65% da produção nacional estimada em 244,6 mi/t entre soja e milho. A produção de grãos no Brasil somando todas as culturas deve alcançar 273 milhões de toneladas na safra 2020/21.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet