Quinta-feira, 28 de março de 2024
informe o texto

Notícias | Agro

Começa em maio a campanha contra a febre aftosa

Devem ser vacinados os animais de “mamando” a “caducando”

30/04/2021 | 09:07 - Atualizada em 30/04/2021 | 09:29

Redação Olhar Alerta com Lucas Gawenda

Começa em maio a campanha contra a febre aftosa

A campanha segue até o último dia do mês, e todos os bovinos de “mamando” a “caducando” devem receber a vacina

Foto: Reprodução

Começa em maio a campanha contra a febre aftosa, que é uma doença infecciosa aguda que causa febre, seguida pelo aparecimento de vesículas (aftas) – principalmente na boca e nos pés de animais de casco fendido. A doença é causada por um vírus do qual existem 7 tipos, que produzem sinais clínicos similares.
 
Segundo informações repassadas ao Olhar Alerta pelo médico veterinário e também fiscal agropecuário estadual do Indea de Confresa, Rafael Lissner, a campanha segue até o último dia do mês, e todos os bovinos de “mamando” a “caducando” devem receber a vacina. Os produtores têm até dia 10 de junho para comunicarem a conclusão da aplicação das doses nos seus animais, enviando um e-mail para o Indea-MT.
 
A comunicação deverá ser feita enviando uma cópia dos documentos com assinatura, folha de classificação e nota fiscal. Para os produtores da região de Confresa, o e-mail para envio é o “ule_confresa@indea.mt.gov.br”.
 
É importante que os produtores não se esqueçam de participar, visto que haverá aplicação de multa de 1,5 upf por cabeça não vacinada. A Unidade Padrão Fiscal de Mato Grosso (Upf) está no valor de 150 reais, no dia em que essa matéria foi escrita.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet