Quinta-feira, 28 de março de 2024
informe o texto

Notícias | Brasil/Mundo

Brasil chega a 400 mil mortos por covid-19

O Brasil é o segundo país do mundo com maior número de mortes pela doença

30/04/2021 | 10:06

Radio Agência Nacional

Brasil chega a 400 mil mortos por covid-19

Sequenciamento genético do coronavírus

Foto: Instituto Adolfo Lutz

Nesta quinta-feira (29) o Brasil bateu a marca dos 400 mil mortos pela covid-19.

Nas últimas 24 horas, foram registrados 3.001 novos óbitos. Com isso, chegou a 401.186 o total de pessoas que perderam a vida para a pandemia do novo coronavírus no país. As informações são do Ministério da Saúde.

O Brasil é o segundo país com maior número de mortes pela doença. Está atrás apenas dos Estados Unidos, que tiveram mais de 570 mil óbitos por covid-19.

Em comparação ao tamanho da população, o país está na 13ª colocação do ranking mundial, segundo levantamento da plataforma “Our World in Data”, do Reino Unido – que em português quer dizer “Nosso mundo em dados”.

12,7% do total de mortes por coronavírus no mundo está no Brasil, como é possível ver no painel de dados da Universidade Johns Hopkins. Já a população brasileira corresponde a 2,7 % da mundial.

Em relação aos casos de infecção por coronavírus, o Brasil tem pouco mais de 14,59 milhões de confirmações.

No ranking mundial de casos, o país está na terceira colocação, atrás da Índia, com mais de 18 milhões de contaminados, e dos Estados Unidos, com mais de 32 milhões.

O número de pessoas que o Ministério da Saúde contabiliza como recuperadas chegou a 13,15 milhões.

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) divulgou nota lamentando o marco de 400 mil mortes. A entidade afirma que o número reflete “erros de condução e a ausência de coordenação centralizada no nível federal” – crítica feita também pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS).

Os secretários de saúde defendem ainda que a vacinação precisa ser ampliada, e uma campanha para destacar a importância das medidas de prevenção precisa ser feita.

A reportagem entrou em contato com o Ministério da Saúde sobre as 400 mil mortes e aguarda retorno.

Nesta quinta-feira o ministro Marcelo Queiroga anunciou que, nos próximos seis dias, 16,8 milhões de vacinas contra covid-19 serão distribuídas a todo o Brasil. Até esta quinta, foram entregues a estados e municípios 57,9 milhões de doses.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet