Segunda-feira, 14 de junho de 2021
informe o texto

Notícias | Educação

Seu frasco de desodorante pode ajudar animais de ruas do Araguaia – Entenda

A ação já conta com voluntários nos municípios de Nova Xavantina, Água Boa – MT, Gaúcha do Norte – MT, Canarana e Querência – MT

14/05/2021 | 08:12

O Pioneiro

Seu frasco de desodorante pode ajudar animais de ruas do Araguaia – Entenda

Separação das latas colhidas

Foto: Reprodução

Um Projeto de Extensão do Campus da UNEMAT (Universidade do Estado de Mato Grosso) de Nova Xavantina – MT está transformando embalagens de desodorante aerosol em alimento e cuidados para animais de rua. A ação ‘Embalagem Amiga’ já ecoa em vários municípios do Médio Araguaia e começou a ser implantada em Canarana – MT.

Tudo começa com o descarte das embalagens de desodorante aerossol nos pontos de coleta espalhados por diversos comércios da cidade. O material é agrupado juntamente com os de outros municípios e vendido para uma recicladora em Nova Xavantina – MT. O recurso oriundo da venda é destinado à instituições ou grupos filantrópicos da região que cuidam de animais de ruas, através da compra de ração, manutenção de abrigo ou cuidados veterinários.

O Projeto, que começou há nove meses, rapidamente ganhou adesão da população e, na última venda de frascos, foram mais de 90kg convertidos em recursos para os animais de rua. Parte do recurso foi destinado para o Abrigo ‘Amigos de Quatro Patas’ de Nova Xavantina, que é um espaço que há sete anos trabalha com acolhimento, tratamento e socialização de cães abandonados no município, e que já atuou na reabilitação e cuidado de mais de 350 animais.

Os recursos, contudo, podem ser aplicados em todos os municípios que integram o projeto. A ação já conta com voluntários nos municípios de Nova Xavantina, Água Boa – MT, Gaúcha do Norte – MT, Canarana e Querência – MT, que organizam pontos de coleta e o transporte das embalagens até Nova Xavantina para a venda. Abaixo, na galeria de imagens, há a relação dos pontos de coleta em Canarana – MT. A Associação dos Amigos dos Animais de Canarana, inclusive, faz parte do projeto, como entidade recebedora de fundos oriundos da coleta.

A coordenadora do projeto, Ana Caroline Mocelin Marchetto, explica que além de propiciar melhores cuidados para estes animais através das entidades de cada município, a ideia é fazer com que mais pessoas se proponham também a adoção. No abrigo de Nova Xavantina, por exemplo, há cerca de 35 cães. “A gente convida os interessados à conhecer o abrigo e conhecer os cães, a história e o perfil de cada um. Como são animais que foram abandonados, alguns deles carregam comportamentos como medo e desconfiança”, explica. Para a adoção, vale salientar, é necessário se enquadrar em alguns critérios socioeconômicos.

O projeto conta ainda com a participação das Professoras da UNEMAT Ana Heloísa Maia, Alessandra Conceição de Oliveira e Rita Maria de Paula Garcia. Bem como tem a colaboração de Gabriel Fernando Munaro, Amanda Schmitz Oliveira, Carolina Mancini do Carmo, Emanuela Levorato Freire, Jéssica Rodrigues Batista, Greigthon Morais, Josué Leonel da Silva, Josilene Pinheiro, Danylo Freitas e Melina Salvadori. O aluno Alessandro Dal Pizol Júnior é bolsista do projeto.

Para transformar um estabelecimento em um novo ponto de coleta de embalagens, pleitear a adoção de uma animal, realizar doações ou ainda, conhecer mais sobre o projeto, basta acessar o perfil do “Embalagem Amiga” no Instagran https://www.instagram.com/embalagemamiga/.


0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet