Quinta-feira, 18 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Política

Ex-prefeito de Luciara diz que vai recorrer de decisão do TCE que rejeitou contas de 2019

Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) apenas emite o parecer prévio auxiliar; julgamento da contas anuais de governo é feito pelos vereadores do município

19/05/2021 | 06:52

Semana7

Ex-prefeito de Luciara diz que vai recorrer de decisão do TCE que rejeitou contas de 2019

O ex-prefeito de Luciara, Fausto Azambuja

Foto: Reprodução

O ex-prefeito de Luciara Fausto Azambuja (PL), que obteve parecer prévio contrário à aprovação das contas anuais de governo da prefeitura referentes ao ano de 2019 pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), na última terça-feira (11), disse que pretende recorrer sobre a decisão.

Sob relatoria do conselheiro interino Luiz Carlos Pereira, o processo foi apreciado na sessão ordinária remota, após pedido de vista do conselheiro José Carlos Novelli, no dia 20 de abril.

Dentre os motivos apresentados, o conselheiro interino Luiz Carlos apontou que o total da despesa com pessoal e encargos do Poder Executivo ultrapassou o limite máximo de 54% estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Além disso, verificou déficit de execução orçamentária sem adoção de providências para evitá-lo e indisponibilidade financeira.

Com relação ao déficit, a até então gestão do município argumentou, em sua defesa, que a insuficiência decorreu da necessidade de restituir à União valor referente a recurso recebido da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) em 2012, para fim de implementação de sistema de esgotamento sanitário no município.

“Estamos recorrendo, estamos no prazo ainda. É um déficit no final das contas. Nossa contabilidade errou deixando alguns restos a pagar que deveriam ter sido anulados. São coisas empenhadas que até prescritas já foram. Foi erro contábil e nós vamos recorrer sim”, explicou Fausto Azambuja.

Durante a sessão do TCE, também foi ressaltado que não ficou explicitado pela administração que o déficit apontado 2019 foi superado em 2020. Por unanimidade, também foi expedida recomendação à Câmara Municipal de Luciara para que determine à prefeitura a adoção de medidas corretivas.

Sobre as contas anuais de governo, é importante ressaltar que o TCE-MT apenas emite o parecer prévio auxiliar, o julgamento é feito pelos vereadores do município.

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Jeciran 19/05/2021 | 11:34

    Os.veriadores.que.se.cuiden.diante.da.populacao

 
Sitevip Internet