Sexta-feira, 26 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Política

MPE investiga fraude orçamentária e problemas na Prefeitura de Vila Rica

A (Ucmmat) também exarou o Parecer Jurídico cuja conclusão foi de "indícios de irregularidades no sistema orçamentário aprovado"

22/05/2021 | 08:52

RD News

MPE investiga fraude orçamentária e problemas na Prefeitura de Vila Rica

O Prefeito de Vila Rica, Abmael Borges

Foto: Reprodução

O Ministério Público Estadual (MPE) instaurou inquérito para investigar possível fraude orçamentária na Prefeitura de Vila Rica (a 1.16 km de Cuiabá). Ocorre que a Controladoria do Município expediu Notificação de Indisponibilidade Financeira após constatar divergências entre a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2019 aprovada pela Câmara e o texto inserido no sistema orçamentário da gestão municipal.

No ano passado, o ex-vereador Gilvanio da Silva Lucas solicitou parecer jurídico à Procuradoria da Câmara que, por sua vez, encaminhou a questão ao órgão técnico responsável. Um Parecer Contábil constatou a existência de "incompatibilidades entre a Lei Orçamentária Anual aprovada e o Orçamento Inserido no sistema da Prefeitura Municipal".

A União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (Ucmmat) também exarou o Parecer Jurídico cuja conclusão foi de "indícios de irregularidades no sistema orçamentário aprovado".

Já o prefeito Abmael Borges da Silveira (PL) apenas alegou ausência de irregularidades, sem apontar qualquer prova ou parecer técnico. Ano passado, ele foi reeleito com 58,64% dos votos válidos.

Considerando que a situação está em desacordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e dificulta o controle social e externo das contas públicas do Município , a promotora de Justiça Fernanda Luiza Mendonça Siscar decidiu instaurar inquérito civil. Se as irregularidades não foram sanadas, o prefeito Abmael pode ser enquadrado na Lei da Improbidade Administrativa.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet