Quinta-feira, 25 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Cidades

Confresa e São José do Xingu voltam a ter risco muito alto de contaminação em lista da SES

O método para definir a classificação de risco não leva mais em consideração apenas o número absoluto dos casos dos últimos 14 dias, mas sim a média móvel neste período

26/05/2021 | 06:23

Só Notícias

Confresa e São José do Xingu voltam a ter risco muito alto de contaminação em lista da SES

A cidade de Confresa, região Norte Araguaia

Foto: Reprodução

A secretaria estadual de Saúde informou, há pouco, que o risco de contágio da doença aumentou em 18 municípios que estão classificados como muito alto. A grande maioria deles estavam na escala considerada ‘alta’, semana passada, e com risco menor de transmissão do vírus.

Na lista atual Juína, Lucas do Rio Verde, Marcelândia, Cláudia, Tangará da Serra, Araguainha, Barra do Garças, Canarana, Confresa, Figueirópolis D’Oeste, Jangada, Novo São Joaquim, Rondolândia, Santo Afonso, Santo Antônio do Leste, São José do Povo, São José do Xingu e Torixoréu estão no risco muito alto.

Consta ainda no levantamento que Colíder e Colniza saíram deste grupo e ‘caíram’ para a classificação alta, onde estão mais 123 cidades. Hoje, nenhum município foi classificado com risco moderado ou baixo para a Covid.

O método para definir a classificação de risco não leva mais em consideração apenas o número absoluto dos casos dos últimos 14 dias, mas sim a média móvel neste período. Assim, o município não sofrerá uma mudança brusca de um boletim para o outro, a cidade ficará na mesma categoria por pelo menos duas semanas, conforme sua média móvel de casos.

Também foi aperfeiçoado o cálculo dos casos acumulados. Antes eram considerados os casos acumulados a partir do dia 1º de dezembro do ano passado. Com a nova metodologia, a análise será realizada sempre com base nos casos acumulados dos últimos 90 dias.

As cidades no nível de risco alto devem implementar ou manter todas as medidas previstas para os níveis de risco baixo e moderado, proibir qualquer atividade de lazer ou evento que cause aglomeração, proibir atendimento presencial em órgãos públicos e concessionárias de serviços públicos, devendo ser disponibilizado canais de atendimento ao público não presencial. Também devem adotar medidas preparatórias para a quarentena obrigatória, iniciando com incentivo à quarentena voluntária e outras medidas julgadas adequadas pela autoridade municipal para evitar a circulação e aglomeração de pessoas.

As de risco moderado devem implementar ou manter todas as medidas previstas para o nível de risco baixo com quarentena domiciliar para pessoas acima de 60 anos e grupos de risco definidos pelas autoridades sanitárias.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet